Olá,

Visitante

Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho: A Importância da Escuta para Planejamento e Execução de Ações no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador Cerest Macronorte

Os Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT) estão cada vez mais em evidência com o aumento de casos de adoecimento mental e do afastamento dos trabalhadores de suas atividades laborais, sendo um dos agravos em que o Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST MACRONORTE tem maior atuação, agindo na prevenção, promoção e reabilitação. Para pensar em formas de intervenção nas mais diversas causas e consequências do TMRT é imprescindível uma escuta atenta e minuciosa.

Identificar e apontar sinais e sintomas de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho e sua possível relação com os processos e organização do trabalho. Organizar ações de intervenção, prevenção, e reabilitação para melhoria dos ambientes, processo o processo de escuta para identificar a ocorrência de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho ocorreu em diversas ações efetuadas pelo CEREST MACRONORTE no ano de 2018. Estas ações são realizadas por uma equipe multiprofissional em uma área de abrangência de 52 municípios, compreendendo a 15ª e a 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, o CEREST MACRONORTE situa-se em Palmeira das Missões. as ações são: visita técnica aos municípios da área de abrangência acolhimento, avaliação e acompanhamento dos trabalhadores na sede do CEREST atividades educativas em saúde do trabalhador realizadas com diversos profissionais, processos de vigilância em forças tarefas e ambientes de trabalho e discussões técnicas dos casos.

No processo de escuta, foram percebidos vários sinais e sintomas de agravo à saúde mental relacionado aos ambientes de trabalho, em profissionais da saúde, da educação, trabalhadores do comércio, da agricultura, entre outros. Sobressaem-se agravos de estresse pós traumático, depressão, síndrome do pânico, ansiedade generalizada, Síndrome de Burnout, com causas tais como: sobrecarga de trabalho, pressão por resultados, assédio moral no trabalho, jornada excessiva, violência no trabalho, falta de valorização no trabalho e intoxicação por agrotóxicos. No Plano de Ação para 2019 do CEREST MACRONORTE projetos de intervenção em saúde mental com profissionais de saúde, prevenção ao Assédio Moral no Trabalho e ações com o trabalhador rural.A escuta qualificada é importante para apurar e perceber os sinais e sintomas dos Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho e imprescindível para levantar as demandas necessárias de intervenção e ações de prevenção, promoção e reabilitação em saúde mental e trabalho no Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST MACRONORTE, propiciando um melhor planejamento e adequação das ações voltadas a saúde mental do trabalhador nas mais diversas áreas de trabalho.

Principal

Cláudia Beux Dos Santos Roduyt Da Rosa

psico.cerestmacronorte@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Palmeira das Missões

Rio Grande do Sul

Sul

Instituição

Rua Engenheiro Isaías Maciel Nassif, 399, Bairro Sulgon, Palmeira Das Missões, Rs. Cep: 98300-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Paulo Roberto Oliveira Fernandes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal