Olá,

Visitante

Tentativa de Suicídio como Dar Visibilidade A Este Tema

A tentativa de suicídio é uma manifestação de um comportamento auto lesivo. É um fenômeno humano de magnitude considerável. Segundo estudos, para cada caso de suicídio há pelo menos dez tentativas com gravidades variadas. É importante olharmos para esta situação sob o ponto de vista epidemiológico, objetivando identificar as situações de risco e minimizá-las evitando assim a morte precoce do indivíduo. De acordo com Correa, & Barrero (2006), a tentativa de suicídio é o ato sem resultado letal no qual o indivíduo deliberadamente causa danos a si mesmo, porém é considerado o maior predito clínico de futura morte por suicídio. Importante citar que muitas vezes, a tentativa de suicídio está relacionada a um ato desesperado para acabar com o sofrimento e não necessariamente com a vida. Atualmente observa-se que os desafios cibernéticos lançados principalmente contra crianças e adolescentes, acabam induzindo os envolvidos em atos lesivos contra a vida.

Dar visibilidade a este agravo com ações de prevenção e assistência à saúde de forma articulada entre os serviços, visando a redução de danos. Específicos: Captar e monitorar os casos Subsidiar a partir de dados a construção de medidas preventivas qu em 2015, o Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes adaptou a ficha de notificação/conclusão do SINAN para a coleta de informações relativa às tentativas de suicídio, esta foi denominada ficha de atendimento/Conclusão Tentativa de Suicídio. Além das informações pessoais, tem na sua conclusão a classificação final e os motivos. Organizou-se o atendimento psicológico e clínico, possibilitando a identificação dos potenciais riscos e intervindo na redução do dano. em 2016 iniciou-se o atendimento. Os Pontos de Atenção geram a ficha de notificação violência interpessoal/autoprovocada e encaminha por e-mail para o NPVA e CAPS. Os CAPS são referência e após a estabilização do quadro, o acompanhamento ocorre na Atenção Primária.

em 2016, as fichas relacionadas à tentativa de suicídios representaram 9,6%. em 2017 representaram 21,73%. Nos dois anos os adolescentes e adultos foram os grupos mais notificados. Adolescentes com 27% e adultos, 51% e em 2017, 26% (adolescentes) e 50% (adultos). Preponderância do sexo feminino (65%), sem variação. Ocupação: maior percentual estudantes (24 e 23%) seguidos “do lar” (15 e 9%). Meio de auto-agressão mais utilizado: intoxicação exógena. Motivações: prevalência de depressão (53% e 35%). Bairros mais afetados: 2016: Jardim Paraíso e Aventureiro (10%) e Boehmerwaldt (8%). 2017: Paranaguamirim (11%), Aventureiro (8%) e Jardim Paraíso (7%). Casos de reincidência, sete em cada ano, um suicídio em 2016 e dois em 2017.Conhecer os fatores de risco assegurar o acesso precoce a avaliações clínicas aumentar a segurança e efetividade nos tratamentos e promover educação permanente. o acolhimento deve ser de forma oportuna e humanizada, com interlocução entre os setores (assistência social, educação, saúde, entre outros), considerando os fatores sociais, econômicos, demográficos, familiares, transtornos mentais (depressão e abuso/dependência de álcool e drogas), ausência de apoio social, eventos estressantes, etc.

Principal

Ana Maria Brisola

anitabrisola@gmail.com

Coautores

Fabiane Suel De Borba Farikoski

A prática foi aplicada em

Joinville

Santa Catarina

Sul

Instituição

Rua Araranguá, 395 América. Joinville/Sc

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Jean Rodrigues Da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal