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Sistema Instrumental, Gerencial e Analítico para Controle do Fluxo de Referências no Município de São Gonçalo do Amarante-Ce

Introdução: Após a implantação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), o município de São Gonçalo do Amarante vem passando por um intenso processo de desenvolvimento industrial, comercial e social, com a vinda de funcionários de diversos estados brasileiros. Justificativa: Com o aumento populacional e das demandas por consultas/exames especializados, houve a necessidade de organizar o fluxo de referências recebidas e agendadas pelo setor municipal de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (CARA), a fim de melhorar o controle sobre a demanda, filas de espera, perdas de consultas/procedimentos agendados, e identificação de pacientes (que venham resgatar as referências enviadas ou buscar informações sobre a mesma). Objetivo: Desenvolver e implantar um sistema de informação específico para organizar o fluxo de referências recebidas e agendadas pelo CARA. Descrição sucinta: No intervalo entre receber e arquivar as referências ocorre o registro das mesmas em um sistema de informação desenvolvido pela equipe do CARA, o Sistema de Acompanhamento de Solicitações (SACSOL), construído entre agosto e setembro/2012, após sumarizar as necessidades do setor, os problemas enfrentados pela falta de controle das referências recebidas e expedidas e quais relatórios eram necessários para avaliar as atividades. Assim, inicialmente, é verificado se o usuário possui cadastro no sistema. Caso não possua é realizado o cadastro do paciente, após esse processo é cadastrado a consulta/exame solicitado na guia de referência e o médico solicitante. Na consulta especializada, além do procedimento ?consulta médica especializada?, existe um campo para especificar o tipo de especialidade. Cada referência recebe um número de solicitação sendo registrado na folha de referência. Depois dessa etapa inicial, as referências são arquivadas em pastas. À medida que surgem vagas, essas referências são agendadas. A partir do número de solicitação é localizado o pedido dessa referência no sistema, então é cadastrado o dia do procedimento, local e data de saída do setor. As referências são encaminhadas às equipes da ESF, as quais serão entregues ao usuário. Em situações prioritárias, o próprio setor entra em contato com o usuário por telefone e por intermédio da equipe da ESF. Quando o paciente não comparece à consulta/procedimento agendado, a equipe da ESF encaminha ao setor a ficha de referência acompanhada da justificativa de perda de consulta. Essa justificativa é cadastrada no SACSOL e a solicitação volta a ficar em aberto. Resultados: Na área da saúde, existe uma grande busca pela qualidade e isso tem impetrado propostas e mudanças significativas no Sistema Único de Saúde (SUS) e nos modelos de gestão das instituições. A necessidade emergente de atividades práticas aliadas à busca pela melhoria da qualidade resulta no desenvolvimento de metodologias que aliam essas duas características: resolução de problemas e melhoria da qualidade. O SACSOL, ao ser utilizado no Setor de CARA do município possibilitou a realização não somente de um trabalho instrumental de agendamento de referências, mas resultou em um amplo trabalho gerencial e analítico. Entre janeiro e novembro de 2013, 9.580 solicitações de agendamento foram cadastradas no sistema, no município de 44.390 habitantes.

Com o aumento populacional e das demandas por consultas/exames especializados, houve a necessidade de organizar o fluxo de referências recebidas e agendadas pelo setor municipal de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (CARA), a fim de melhorar o controle sobre a demanda, filas de espera, perdas de consultas/procedimentos agendados, e identificação de pacientes (que venham resgatar as referências enviadas ou buscar informações sobre a mesma).

Principal

Lidiane Nogueira Rebouças Aguiar

A prática foi aplicada em

Fortaleza

Ceará

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PRIMAVERA DO LESTE

Foi cadastrada por

Lidiane Nogueira Rebouças Aguiar

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

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