Olá,

Visitante

Sistema de Informação Esus como Ferramenta de Gestão e Gerenciamento das Ações em Saúde no Município de que imadas-Pb

A informação em saúde é um instrumento efetivo que serve de apoio para os processos de planejamento, decisão e gestão em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, é importante que as informações produzidas, por meio da coleta de dados, na Estratégia Saúde da Família (ESF), sejam eficazes, completas e fidedignas para o uso pela gestão, com o intuito de produzir subsídios de qualidade que orientem o cuidado adequado.

Gerenciar as atividades dos agentes comunitários de saúde e suas equipes no município de Queimadas-PB Específicos: Monitorar os relatórios personalizados, o mapeamento e a análise de informações por área de interesse, para o suporte e a tomada de de Desenvolvida uma ferramenta com base no sistema do e-SUS para monitoramento e gerenciamento de dados coletados por profissionais Agentes Comunitários de Saúde no acompanhamento domiciliar dos usuários do SUS. A ferramenta consiste de um tablet, no qual é realizada a inserção de informações através do software e-SUS + Cidade Saudável que contém as principais fichas de cadastramento e acompanhamento domiciliar e individual.

De forma proativa o município gerencia as informações para o benefício da população, através do mapeamento detalhado e estudo gráfico das informações obtidas pelos Agentes Comunitários de Saúde de acordo com localidade, período do ano e vetores. A ferramenta proporciona uma visão estratégica das informações prioritárias, que auxiliam na tomada de decisão através de análise dos principais indicadores de saúde, que são atualizados diariamente através das informações captados pelos Agentes Comunitários de Saúde em tempo real. São 106 Agentes de Saúde vinculados a 18 Unidades Básicas de Saúde da Família, que assistem à população do município estimada em 44.214 habitantes.Conclui-se que esta ferramenta otimizou o serviço de saúde do município aumentando a atuação dos profissionais no acompanhamento, na prevenção e no combate as doenças e agravos, auxiliando o gestor na tomada de decisão.

Principal

Viviane Pereira Da Silva E Silva

cpdquei@gmail.com

Coautores

Camilla Sandrianny Pereira Barbosa, Francisca Eugênia Bernardino Casimiro De Lima, Juliana Barbosa Medeiros, Wagner Moreira De Almeida, Daniela Duarte Barbosa

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Instituição

Rua Pres. João Pessoa, Nº 83, Bairro Vila, Cep 58475-000.

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Josué Casimiro De Lima

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Vigilância da Febre Amarela: Monotoramento Rápido da Cobertura Vacinal Contra Febre no Município de Rio Claro-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Vigilância das Síndromes Febris Agudas
Práticas
A Redução da Mortalidade Infantil no Município de Guarujá-Sp
São Paulo
Práticas
Promovendo e Fazendo a Saúde do Homem no Território
Tocantins
Práticas
Elaboração Coletiva de Um Guia Prático de Diluição de Medicamento Intravenoso Adulto
Rio de Janeiro
Práticas
Experiências no Enfrentamento da Febre Amarela no Município de Valença em 2018, os Desafios Ante Principais Peculiaridades do Município, Problemas e Desafios da Gestão Local de Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
“Implementação do Programa Seja Bem Vindo – Visita Aberta no Hospital de Pronto Socorro Canoas”
Rio Grande do Sul
Práticas
Ressignificação do processo de adolescer
Minas Gerais