Olá,

Visitante

Saúde Mental em Foco na Atenção Primária no Município de Messias –Al

A análise da organização das ações de saúde mental na Atenção Primária do município de Messias – AL teve início em janeiro de 2014, sendo pautada nos resultados das capacitações promovidas pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, com os profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família – ESF. As oficinas de capacitação objetivaram a identificação de agravos em saúde mental e a humanização do atendimento. Entre os profissionais do CAPS foram escolhidos os apoiadores em saúde mental para cada equipe de ESF oferecendo suporte técnico. A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF realizou um trabalho de matriciamento junto as ESF, possibilitando um melhor conhecimento do perfil epidemiológico. Algumas equipes de ESF passaram a incluir em suas ações educativas temas de saúde mental, tendo como ponto positivo, visto que normalmente as equipes não conseguem assumir a responsabilidade diante dessa temática.

Vivemos numa sociedade onde os índices de transtornos mentais e dependência química cresce consideravelmente, em contrapartida a medicalização e a ausência de humanização nos acolhimentos são significativos.

Considerando o número grande de pessoas que sofrem com algum transtorno mental e?ou dependência química, torna as ações em saúde mental na Atenção Primária em Saúde fundamental. As capacitações e cursos vêm minimizando os entraves e viabilizando as ações em rede. Os profissionais de saúde do município necessitam de um olhar mais ampliado diante do contexto da saúde mental, para que se proporcione a população um serviço eficaz evitando internações desnecessárias, gastos excessivos com medicamentos e ausência de notificações contribuindo para consolidar a saúde mental no âmbito da atenção Primária.

Principal

Francine Regina Camilo Candido

theoucunha@gmail.com

A prática foi aplicada em

Messias

Alagoas

Nordeste

Instituição

Rua Elpídio Cavalcante Lins s/n

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Francine Regina Camilo Candido

Conta vinculada

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Serviço de Assistência Móvel de Urgência: Análise dos Relatórios de Auditorias
Bahia
Práticas
Programa Municipal de Suplementação Alimentar para Gestantes
Rio Grande do Sul
Práticas
Cooperação Técnico-Científica Entre o Instituto Nacional de Cardiologia e As Redes Regionais de Atenção Cardiovascular no Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Práticas
Universalidade Menos Equidade = Desigualdade
Pará
Práticas
O Controle Social e a Saúde do Trabalhador: Seminário de Capacitação para o Fortalecimento das Ações na Macrorregião de Sobral
Ceará
Práticas
Mapeamento Digital das Ubss do Município de Iguaba Grande.
Rio de Janeiro
Práticas
Ações Integradas de Atenção a Saúde Indígena no Município de Tocantinópolis-To
Tocantins
Práticas
Implementação do Procolo de Enfermagem na Atenção Básica no Município de Muqui/Es
Espírito Santo
Práticas
Oficina de Ervas Medicinais para Mulheres Rurais (Teresópolis)
Rio de Janeiro
Práticas
Saúde Digital no Municipio de Itapema: Implantação do Atendimento Nutricional online
Santa Catarina