A análise da organização das ações de saúde mental na Atenção Primária do município de Messias – AL teve início em janeiro de 2014, sendo pautada nos resultados das capacitações promovidas pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial CAPS, com os profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família – ESF. As oficinas de capacitação objetivaram a identificação de agravos em saúde mental e a humanização do atendimento. Entre os profissionais do CAPS foram escolhidos os apoiadores em saúde mental para cada equipe de ESF oferecendo suporte técnico. A equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família NASF realizou um trabalho de matriciamento junto as ESF, possibilitando um melhor conhecimento do perfil epidemiológico. Algumas equipes de ESF passaram a incluir em suas ações educativas temas de saúde mental, tendo como ponto positivo, visto que normalmente as equipes não conseguem assumir a responsabilidade diante dessa temática.
Vivemos numa sociedade onde os índices de transtornos mentais e dependência química cresce consideravelmente, em contrapartida a medicalização e a ausência de humanização nos acolhimentos são significativos.
Considerando o número grande de pessoas que sofrem com algum transtorno mental e?ou dependência química, torna as ações em saúde mental na Atenção Primária em Saúde fundamental. As capacitações e cursos vêm minimizando os entraves e viabilizando as ações em rede. Os profissionais de saúde do município necessitam de um olhar mais ampliado diante do contexto da saúde mental, para que se proporcione a população um serviço eficaz evitando internações desnecessárias, gastos excessivos com medicamentos e ausência de notificações contribuindo para consolidar a saúde mental no âmbito da atenção Primária.
Rua Elpídio Cavalcante Lins s/n