Olá,

Visitante

Saúde Ativa: Empoderamento do Idoso ao Auto Cuidado para Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Aliança-Pe

A Organização Mundial de Saúde (OMS), estabelece que uma comunidade é considerada envelhecida quando possui 7% ou mais de pessoas idosas. Dessa forma, levando em consideração que população idosa de Aliança perfaz em trono 10,5%, a Secretaria Municipal de Saúde, envolvida no cuidado ao cidadão, desenvolveu um Projeto de monitoramento desses idosos de ambos os sexos. o Projeto conta com a participação de uma equipe interdisciplinar composta por Médicos, Enfermeiras, Nutricionistas, Educador Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Psicólogo.

o projeto tem como objetivo principal, favorecer a melhoria da qualidade de vida dos idosos Aliancenses. Além de minimizar as comorbidades causadas pelo envelhecimento através de um melhor desempenho nas atividades de vida diária e contribuir para a o Projeto Saúde Ativa é realizado em 3 pólos, distribuídos no Município. Os usuários são vinculados através de encaminhamentos dos PSFs, NASFs, CAPS, CRAS e CREAS, como também por demanda espontânea. Os mesmos são submetidos a avaliações médica, física, nutricional e fisioterápica. as atividades físicas ocorrem semanalmente em cada pólo, onde são realizados treinos de mobilidade, resistência e equilíbrio. São realizadas aferições de pressão arterial antes e após os exercícios e os dados são cuidadosamente registrados no acompanhamento diário do participante. Os participantes recebem orientações mensalmente por profissionais Nutricionistas e Fisioterapeutas.

Após 1 ano do início do Projeto e com um publico de aproximadamente 100 idosos, observa-se os seguintes resultados: 10% apresentaram redução de peso corporal e de circunferência abdominal, 40% obtiveram redução dos níveis pressóricos e constatou-se também uma melhor sociabilidade entre os participantes, o que reflete na melhoria da qualidade de vida dos mesmos.o Projeto Saúde Ativa, possibilita aos seus usuários uma melhoria na qualidade de vida, impactando na redução dos riscos e agravos a saúde para população idosa, uma vez que proporciona educação Nutricional processual e continuada, melhoria no condicionamento físico e motor, bem como contribui para a saúde psicossocial através da sociabilização entre os participantes do Projeto.

Principal

Manuella Simone Barreto De Almeida

manuellabarreto@hotmail.com

Coautores

Gleisy Tavares De Araújo, Anderson Feliciano Lopes Da Silva, Glenya Tavares De Araújo, Soraya Morgana Alves Da Silva,

A prática foi aplicada em

Aliança

Pernambuco

Nordeste

Instituição

Estrada Da Luz 838 Jaboatão Pe

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Gleisy Tavares De Araújo

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal