Olá,

Visitante

Saúde Ativa: Empoderamento do Idoso ao Auto Cuidado para Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Aliança-Pe

A Organização Mundial de Saúde (OMS), estabelece que uma comunidade é considerada envelhecida quando possui 7% ou mais de pessoas idosas. Dessa forma, levando em consideração que população idosa de Aliança perfaz em trono 10,5%, a Secretaria Municipal de Saúde, envolvida no cuidado ao cidadão, desenvolveu um Projeto de monitoramento desses idosos de ambos os sexos. o Projeto conta com a participação de uma equipe interdisciplinar composta por Médicos, Enfermeiras, Nutricionistas, Educador Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Psicólogo.

o projeto tem como objetivo principal, favorecer a melhoria da qualidade de vida dos idosos Aliancenses. Além de minimizar as comorbidades causadas pelo envelhecimento através de um melhor desempenho nas atividades de vida diária e contribuir para a o Projeto Saúde Ativa é realizado em 3 pólos, distribuídos no Município. Os usuários são vinculados através de encaminhamentos dos PSFs, NASFs, CAPS, CRAS e CREAS, como também por demanda espontânea. Os mesmos são submetidos a avaliações médica, física, nutricional e fisioterápica. as atividades físicas ocorrem semanalmente em cada pólo, onde são realizados treinos de mobilidade, resistência e equilíbrio. São realizadas aferições de pressão arterial antes e após os exercícios e os dados são cuidadosamente registrados no acompanhamento diário do participante. Os participantes recebem orientações mensalmente por profissionais Nutricionistas e Fisioterapeutas.

Após 1 ano do início do Projeto e com um publico de aproximadamente 100 idosos, observa-se os seguintes resultados: 10% apresentaram redução de peso corporal e de circunferência abdominal, 40% obtiveram redução dos níveis pressóricos e constatou-se também uma melhor sociabilidade entre os participantes, o que reflete na melhoria da qualidade de vida dos mesmos.o Projeto Saúde Ativa, possibilita aos seus usuários uma melhoria na qualidade de vida, impactando na redução dos riscos e agravos a saúde para população idosa, uma vez que proporciona educação Nutricional processual e continuada, melhoria no condicionamento físico e motor, bem como contribui para a saúde psicossocial através da sociabilização entre os participantes do Projeto.

Principal

Manuella Simone Barreto De Almeida

manuellabarreto@hotmail.com

Coautores

Gleisy Tavares De Araújo, Anderson Feliciano Lopes Da Silva, Glenya Tavares De Araújo, Soraya Morgana Alves Da Silva,

A prática foi aplicada em

Aliança

Pernambuco

Nordeste

Instituição

Estrada Da Luz 838 Jaboatão Pe

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Gleisy Tavares De Araújo

Conta vinculada

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal