Olá,

Visitante

Roda de Gestão: Instrumento Transformador do Modelo de Atenção Primária À Saúde

Introdução: A discussão sobre gestão da atenção básica e modelos de atenção vem assumindo, progressivamente, certa relevância na formulação de políticas de saúde no Brasil. Assim, a NOB?96 concebia para o SUS ?um modelo de atenção centrado na qualidade de vida das pessoas e do seu meio ambiente, bem como na relação da equipe de saúde com a comunidade, especialmente com os seus núcleos sociais primários ? as famílias?. A cogestão apresenta-se como um projeto de construção de compromisso e solidariedade com o interesse público, de capacidade reflexiva e autonomia dos sujeitos. A roda de Gestão apresenta-se no contexto das práticas de saúde como experiência de co-estão, que propõe adaptar e moldar os sujeitos, assegurando o sentido de organização e estimulando capacidade de reflexão, de co-gestão na realização profissional e pessoal, cujas abordagens envolvem no exercício da experiência dimensões administrativas, pedagógicas, políticas e terapêuticas. Objetivo: Relatar a experiência com ?Roda de Gestão? na Coordenadoria Regional de Saúde I (CORS 1). Metodologia: Estudo de natureza descritiva do tipo relato de experiência, realizado a partir das vivências dos autores nas rodas que compõem a CORS 1, são estas, roda dos coordenadores das UAPS e roda do corpo técnico. Como fontes de coletas e informações utilizamos o livro ata, apropriamos da etnografia. Período estudado janeiro a outubro de 2013, na Coordenadoria Regional de Saúde I de Fortaleza.

A roda de gestão apresenta-se como um dos principais espaços de transformação do modelo de atenção à saúde, norteando a abordagem do cuidado aos indivíduos sob o olhar da equipe multiprofissional. Independentemente da função ou cargo que exercem, da equipe que integram ou do grau de escolaridade que possuem, todos os profissionais têm a oportunidade de repensar sua forma de ver o indivíduo no âmbito do processo saúde-doença, fazer intervenção e implantar ações de forma participativa. .

Principal

Aradi Ciarlini

A prática foi aplicada em

Fortaleza

Ceará

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Aradi Ciarlini

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Pré Conferências Locais de Saúde: “Um Exemplo de Democracia na Saúde de Porto Velho, Rondônia.#
Rondônia
Práticas
Conferências Municipais de Saúde: Importância do Apoio Matricial no Fortalecimento do Controle Social e Espaços de Gestão.
Paraíba
Práticas
Educação Popular em Saúde: Estratégia de Gestão Participativa
Ceará
Práticas
Implantação do Conselho Gestor
Bahia
Práticas
Os Avanços do Conselho Municipal de Saúde de Macau
Rio Grande do Norte
Práticas
Participação Comunitária na Estratégia Saúde da Família do Abapã no Município de Castro – Paraná
Paraná
Práticas
Espaços de Cidadania: a Implantação das ouvidorias Municipais na 18ª Região de Saúde do Estado do Ceará
Ceará
Práticas
Redefinição da Lei Regulamentar do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria de Jetibá-Es por Meio das Rodas de Educação Permanente.
Espírito Santo
Práticas
Ouvidoria: Um Caminho para Melhoria da Gestão.
Espírito Santo