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Reorganização da Atenção Primária do Município de Canaã dos Carajás- Pará, Através da Implantação do Acolhimento À Demanda Espontânea e Prontuário Eletrônico do Cidadão Integrado

o acolhimento é apontado como um dispositivo a ser utilizado para garantir acesso e atendimento aos usuários que apresentam demandas espontâneas na Atenção Básica. Acolher implica em identificar a demanda do usuário como algo individual e singular e encontrar uma resolução a partir da Rede de Atenção à Saúde. Trata-se de um desafio posto às gestões municipais no Brasil. No ano de 2017, a gestão do município de Canaã dos Carajás analisou as dificuldades de acesso do usuário, e tomou a decisão de reorganizar a rede básica visando garantir o acolhimento à demanda espontânea e ampliação do acesso aos moradores. o programa Ciclo Saúde (FV, CEDAPS, UNESA) foi acionado com o intuito cooperar tecnicamente meio de uma metodologia participativa envolvendo profissionais e comunidade, visando fortalecer a atenção básica como ordenadora e garantir a equidade, integralidade, longitudinalidade, universalidade e coordenação da assistência.

Reorganizar a Atenção Primária do município de Canaã dos Carajás visando o acolhimento à demanda espontânea, a ampliação do acesso, a qualificação da gestão da informação e a melhoria da qualidade da atenção aos usuários do SUS. Construção Compartilhada de Soluções Locais visando o compartilhamento de ideias, visões e planejamento de atividades. Foram realizadas visitas diagnósticas, intercambio com o Rio de Janeiro, Rodas de conversas com os profissionais e oficinas formativas entre 2017 e 2018. Todas as etapas do processo foram construídas de forma participativa entre os profissionais e a gestão municipal, de acordo com a realidade de cada território/Unidade Básica. Entre os momentos formativos a gestão realizou inúmeras reuniões junto às equipes para fins de aprimoramento do processo metodológico. Processo participativo construído a partir do território/UBS.

Foram mobilizados 362 profissionais, a metodologia adotada possibilitou a ampliação do acesso, o aumento do número de consultas médicas e do enfermeiro em 50%, a melhoria da qualidade da assistência, a implantação do prontuário eletrônico integrado, a expansão do horário de funcionamento com unidades abertas durante todo o dia, inclusive no horário e almoço, o acolhimento a demanda espontânea em tempo integral, atendimento por classificação de risco e vulnerabilidade e não mais por ordem de chegada, a construção de novos fluxos de atendimento, maior controle dos indicadores de saúde, maior aproximação da gestão com as equipes através da inclusão da função gerente de UBS não integrante da ESF e o reforço da educação permanente.A reorganização da APS possibilitou a ampliação do acesso de forma direta para 49.026 pessoas e de forma indireta para todos os usuários do município, através do fortalecimento do vínculo por meio do acolhimento, da equidade através da classificação de risco e vulnerabilidade e a longitudinalidade do cuidado através do prontuário eletrônico integrado, que possibilita acessar o histórico do usuário em qualquer APS do município, melhorando a resolutividade e a qualidade da assistência à saúde.

Principal

Eliana Pessoa Do Vale

elianapvv@hotmail.com

Coautores

Ana Caroline Rodrigues Borges, Débora Garcia Lima, Deyvyson Marlon Santos Fonseca, Gizele Moreira Rodrigues, Rosenilda Correia De Araújo

A prática foi aplicada em

Canaã dos Carajás

Pará

Norte

Instituição

Rua 15 De Novembro, Quadra 63, Lote 13, Bairro Novo Horizonte Iii, Canaã Dos Carajás – Pa, Cep: 68.537-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Daiane Celestrini Oliveira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

26 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

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