Olá,

Visitante

Relato de Experiência: Práticas Integrativas e Complementares no Grupo de Tabagismo Numa Unidade de Saúde da Família em Garanhuns – Pe

o tabagismo é reconhecido como uma dependência química que expõe as pessoas a inúmeras substâncias tóxicas, sendo responsável por mais de 157 mil infartos agudos do miocárdio, aproximadamente 75 mil acidentes cerebrovasculares e 63 mil diagnósticos de câncer(INCA, 2008).A Atenção Primária à Saúde tem atuação relevante no diagnóstico da dependência e tratamento de fumantes, visto que em torno de 70% dos tabagistas frequentam as Unidades Básicas de Saúde para cuidados relacionados à problemas de saúde.as terapias integrativas, tais como auriculoterapia, são consideradas intervenções eficazes e seguras na cessação do tabagismo(SILVA, 2014).Com o objetivo de mudar as recaídas e desistências dos usuários no grupo de tabagismo foi realizada a introdução de PICS, dentre estas, a auriculoterapia na expectativa de propor tratamento preventivo para a redução dos níveis de ansiedade, a fim de que se tenha melhor adesão, redução e cessação do uso do tabaco.

Descrever o resultado das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) como intervenção no apoio à cessação do tabagismo na Atenção Básica. Estudo descritivo realizado com 16 usuários de uma Unidade de Saúde da Família, no município de Garanhuns – PE, no período de Setembro e Outubro de 2018. Os grupos foram realizados pelo profissional de enfermagem e residentes (Residência do Hospital Regional Dom Moura e Saúde do Campo). A captação dos usuários foi realizada através da avaliação inicial individualizada através do preenchimento da ficha padronizada para classificação do grau de dependência. Os critérios de inclusão foram o desejo de parar de fumar e disponibilidade de horário, e os critérios de exclusão foram presença de infecção, inflamação ou ferimento no pavilhão auricular e não comparecer em duas ou mais sessões consecutivas.

Nos grupos dos meses de setembro a outubro, com a utilização das PICS a partir da primeira sessão, foram avaliados 16 usuários, destes, 9 reduziram o uso do cigarro e 7 cessaram entre a 2ª e 3ª sessão.as Práticas Integrativas contribuíram na redução e cessação, além do alívio dos sintomas da abstinência do tabagismo. Usuários relataram redução da inapetência, insônia, sentimentos de angústia e depressão após as sessões da prática auricular. A experiência da auriculoterapia aliada ao tratamento do tabagismo, na USF Heliópolis, tem se mostrado relevante na cessação do uso do tabaco, tendo sua confirmação diante da grande procura e adesão ao serviço após a sua implantação.

Principal

Lívia Cristina Rios De Carvalho

liviaenfer@gmail.com

Coautores

Pollyana Jorge Novaes Bantim, Marcella Maria Barbosa De Albuquerque Lima, Maria Consuelo Figueiredo Monteiro De Moraes, Juliana Oliveira Torres Benjoino, Anne Araújo Cotias Ribeiro

A prática foi aplicada em

Garanhuns

Pernambuco

Nordeste

Instituição

Av. Getúlio Vargas 342, Heliópolis

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Nilva Mendes Sá

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

08 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos