Olá,

Visitante

Relato de Experiência D Implantação da ouvidoria em Aurora-Ce:Uma Grande Conquista

A Ouvidoria é um instrumento que ajuda o usuário a utilizar as ferramentas que serve de alicerce do SUS: universalidade, equidade, integralidade, participação popular e descentralização político-administrativa. Neste contexto, a Ouvidoria viabiliza o diálogo com as diferentes instâncias de gestão, sendo assim o instrumento que o usuário utiliza para avaliação da qualidade dos serviços de saúde. Por isso é considerada como um marco no processo de democratização, e atua na busca da construção de um padrão de atenção ao cidadão, na acolhida através da escuta humanizada e a acessibilidade satisfatória. Visa dar resolutividade às ocorrências tentando resolver as demandas de maneira ágil e imparcial. A proposta deste trabalho consiste em relatar a experiência de implantação da Ouvidoria e do cargo Ouvidor no SUS, tendo como objetivos mediar conflitos, colaborar para um efetiva sintonia entre o cidadão e o gestor, mostrar transparência nos atos administrativos e ajudar na melhoria do serviço prestado. Vislumbrando essa conquista o município de Aurora-CE, utilizou como estratégia reunião entre o Gestor Municipal com toda a equipe de coordenadores da secretaria de saúde, somando-se as altas demandas centralizadas na Ouvidoria Municipal, sendo assim existia a dificuldade de dar o retorno mais efetivo e direcionada à população. tivemos a iniciativa de incluir no cronograma municipal o cargo de Ouvidor SUS, o mesmo foi implantado após a aprovação do Conselho Municipal de Saúde em novembro de 2010, sendo aprovado o cargo de Ouvidor na Câmara de Vereadores e a lei sancionada em janeiro de 2011. Desta forma contratamos um profissional de nível superior na saúde que recebeu treinamento e participou de encontros articulados pela Secretaria de Saúde do Estado Ceará. Tendo agora o município de Aurora-CE essa importante ferramenta vinculada a Política de Gestão Estratégica e Participativa do SUS, objetivando fortalecer em âmbito local, por meio de escuta qualificada do cidadão as ações prioritárias da comunidade. Contamos com um computador, passando a operacionazilar diretamente o Sistema Informatizado OuvidorSUS, tendo uma enorme agilidade em dar respostas a demanda de seus usuários sobre os seus direitos e deveres. Procuramos a partir desse momento, acolhermos o cidadão para recebermos críticas, denúncias, solicitações , sugestões e elogios sobre a prestação de serviço e assegurar transparências nas atividades realizadas na instituição, assegurando na gestão municipal de Aurora-CE uma autêntica democracia participativa.

A Ouvidoria é um instrumento que ajuda o usuário a utilizar as ferramentas que serve de alicerce do SUS: universalidade, equidade, integralidade, participação popular e descentralização político-administrativa.

Principal

Petrúcya Frazão Lira

A prática foi aplicada em

Juazeiro do Norte

Ceará

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Petrúcya Frazão Lira

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Oficina de Culinária Afeto e Sabor
Paraíba
Práticas
Aproximando a Comunidade com a Gestão da Atenção Primária em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Gestão Estratégica e Participativa no SUS: Implantando Novas Instâncias Deliberativas no Município Paulo Jacinto – Al
Alagoas
Práticas
Visita Domiciliar ao Usuário do SUS com Demanda Judicial
Ceará
Práticas
Importância da Conferência Municipal de Saúde para o Fortalecimento da Participação da Comunidade na Defesa do SUS.
Paraíba
Práticas
Participação Popular na Estratégia Saúde da Família em Petrópolis-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Roda de Conversa com As Famílias: Cuidando de Quem Cuida
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação de Colegiado Gestor nas Unidades de Saude da Família de Japeri-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Controle Social e Saúde do Trabalhador: a Experiência Regional do Conselho Gestor do Cerest- Pólo Duque de Caxias – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
A Experiência do 1º Curso de Capacitação para Conselheiros de Saúde e Membros das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (Cists) Sobre a Temática da Saúde do Trabalhador do Cerest- Pólo Duqu
Rio de Janeiro