Olá,

Visitante

Redução da Incidência de Pé Diabético e Suas Complicações nos Portadores de Diabetes Mellitus no Município de Marcos Parente – Pi

A prevalência de Diabetes Mellitus (DM) no Brasil em 2014, foi de 11,9 milhões de pessoas, na faixa etária de 20 a 79 anos podendo esse número chegar até a 19,2 milhões em 2035. Cerca de 50% das pessoas desconhecem o diagnóstico e 25% da população diabética não faz nenhum tipo de tratamento. o Pé Diabético está entre as complicações mais frequentes do DM e suas consequências podem ser, desde feridas crônicas e infecções, até amputações de membros inferiores. o autoexame periódico dos pés propicia a identificação precoce e o tratamento oportuno das alterações encontradas, possibilitando assim, a prevenção de complicações do Pé Diabético. Considerando a alta incidência de pé diabético no município de Marcos Parente, a Estratégia de Saúde da Família (ESF), implementou um projeto de educação e promoção da saúde com os portadores de DM cadastrados realizando atividades voltadas para a educação em saúde do usuário e cuidadores, bem como diversas ações em nível ambulatorial.

OBJETIVOS:Reduzir a incidência de pé diabético e suas complicações nos portadores de DM no município de Marcos Parente – PI. Foi realizada a reorganização do modelo assistencial das equipes de ESF com implementação de atividades educativas individuais e coletivas. Para a abordagem educativa de portadores de DM e cuidadores, foi priorizada a orientação quanto ao autoexame nos membros inferiores, sobre os cuidados específicos destinados aos pés com lesões, avaliação verbal do entendimento dos portadores de DM e cuidadores a respeito das orientações fornecidas pela equipe. Também foram solicitados exames laboratoriais, estratificação de risco dos usuários de acordo com escore de Frangham, agendamentos de retorno ambulatorial, busca ativa dos usuários para as consultas de segmento, além de encaminhamentos para setor especializado quando necessário.

Foram realizadas 16 atividades educativas coletivas abrangendo todos os portadores de DM cadastrados e seus cuidadores no decorrer de 2017 e 2018. Foram ofertados diariamente curativos simples e especiais aos portadores de DM com pé diabético, totalizando 2160 curativos. em 2017, a ESF contava com cadastrados de 121 portadores de DM, desses, 07 apresentavam complicações de pé diabético, ou seja, uma incidência de 57,85 casos dessa patologia. Após a implantação do novo modelo assistencial das ESFs, a incidência de pé diabético reduziu para 16,52 casos até o mês de outubro de 2018, com apenas 2 usuários com pé diabético. No período de dezembro de 2018 até fevereiro de 2019, não foi registrado nenhum caso de pé diabético no município.A implementação da educação permanente em saúde para a comunidade, aliada à segurança na disponibilidade da equipe que presta assistência e, à boa oferta de recursos materiais necessários por parte da gestão, proporcionou benefícios à curto e longo prazo a portadores de DM atendidos pela ESF no município de Marcos Parente, além de melhorar efetivamente a qualidade de vida desses usuários, bem como a redução dos casos de pé diabético.

Principal

Judith Carla Trajano Mousinho

carlinha.mousinho@hotmail.com

Coautores

Amanda Torres Nunes, Roseane Vieira Dos Santos,

A prática foi aplicada em

Marcos Parente

Piauí

Nordeste

Instituição

Praça Dirno Pires Ferreira

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Amanda Torres Nunes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal