O REDES – Articulação Intersetorial de Políticas sobre Drogas tem como objetivo principal realizar assessoria no desenvolvimento de metodologias de articulação intersetorial territorial para integração entre as políticas públicas de inclusão social e do exercício da cidadania das pessoas com problemas relacionados às drogas. Além disso, tem o objetivo também organizar o mapeamento dos recursos da rede e sua divulgação em parceria com a gestão local e apoiar as estratégias de sustentabilidade territorial das ações desenvolvidas. Este projeto vem sendo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz FIOCRUZ com financiamento e apoio da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas SENAD/Ministério da Justiça.
Considerando a fragmentação das redes de cuidado, sobretudo no SUS e no SUAS, bem como a singularidade dos contextos locais, identificou-se a necessidade de construir intervenções articuladas entre gestão, trabalhadores, usuários e familiares. A ampliação desse horizonte de intervenções sobre os problemas relacionados às pessoas com necessidades decorrentes ao uso de drogas deve incidir, sobretudo, na ampliação do acesso da população aos diferentes serviços com provisão de atenção contínua, integral, de qualidade, responsável e humanizada, bem como incrementar o desempenho do sistema de atenção em termos de acesso e equidade.
A constituição de atuações articuladas e integradas entre as políticas de Saúde, Assistência Social, Segurança Pública, Direitos Humanos é um processo complexo e estabelece grandes desafios para todos os envolvidos. A construção realizada nos diferentes municípios do Redes demonstraram desdobramentos positivos, tanto no que se refere a ampliação de possibilidades como ao fomento de práticas inovadoras. No entanto, tem-se o desafio de continuar criando diferentes formas de sustentabilidade das formas de cuidado considerando um compromisso ético-político de cuidado baseado nos direitos humanos.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO