INTRODUÇÃO: A Atenção Primária a Saúde (APS), definida como acesso primeiro às redes de atenção à saúde (RAS), objetiva trabalhar na prevenção de doenças e solucionar possíveis agravos, trabalhando como coordenadora e ordenadora das redes. (STARFIELD, 2002). Mendes (2015), contudo ressalta que a APS, deve resolver quase a totalidade dos problemas mais prevalentes, no entanto é preciso preocupar-se com qualidade dos serviços prestados. O Projeto QualificaAPSUS foi lançado pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará em 2016 como uma estratégia de reorganização do modelo de atenção, a partir da reestruturação da Atenção Primária nos municípios. Uma das estratégias do Projeto é o estabelecimento de padrões de qualidade comuns para a Atenção Primária por meio da certificação das equipes com selos de qualidade. Na primeira etapa do projeto é atribuído o Selo Bronze, que tem como foco a garantia da seguranc?a do usuário e da equipe. Jaguaribe situa-se na região do médio Jaguaribe e atualmente a APS conta com: Dois Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF), cobertura de 100% de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que se distribuem em 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Dessas se destaca a Unidade Básica de Saúde Maria Niêdja Barreira Gomes, que foi a escolha da gestão para iniciar os processos do QualificaAPSUS como Unidade Laboratório no município.
OBJETIVOS: Apresentar o relato da experiência da Unidade Maria Niedja Barreira Gomes. MÉTODO:Relato de experiência Descritivo Explicativo, elaborado no contexto de certificação da equipe com selo de qualidade Bronze.
CONCLUSÃO: É notório o impacto positivo na comunidade e na adaptação aos novos processos implantados, pois recentemente a UBS foi contemplada com o item de certificação do selo, com 99 % de conformidade em 102 itens avaliados. Motivo de muito orgulho e reconhecimento do trabalho dispendido a população
Rua dos Tabajaras, 268 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE