Olá,

Visitante

Qualidade de Vida no Grupo “Mulher Ativa” na Cidade de Montalvânia – Mg

ObjetivoObjetivo Geral • Promover qualidade de vida as mulheres da sociedade de Montalvânia – MG. Objetivos específicos • Melhorar a saúde da mulher através da atividade física • Promover convívio social e lazer entre as participantes.MetodologiaTrata-se de uma pesquisa descritiva quantitativa realizada no Ginásio Poliesportivo Antonio Custodio Filho. Os passos para a pesquisa foram: 1º) Estudo do referencial teórico com enfoque nos seguintes pontos: qualidade de vida, atividade física, saúde da mulher 2º) População e amostra: Mulheres participantes do grupo “Mulher Ativa” 3º) Coleta de Dados por meio de relatos de experiência das participantes 4º) Discussão dos Resultados 5º) Elaboração do Relatório Final.

Introdução: A saúde é um conceito globalizante, integra várias áreas do conhecimento, social, econômico, político, cultural e humano. Atualmente, cresce o interesse pela avaliação da qualidade de vida, portanto a melhoria da qualidade de vida passou a ser um dos resultados esperados, tanto das práticas assistenciais quanto das políticas públicas para o setor nos campos da promoção da saúde e da prevenção de doenças. O projeto “Mulher Ativa” visou à necessidade de conscientizar as mulheres à procura de hábitos saudáveis e melhora nas relações interpessoais. Com início em 2017, atende hoje em média de 150 mulheres de até 59 anos, no Ginásio Poliesportivo Antônio Custódio Filho, com encontros duas vezes por semana em horários diferenciados. As atividades são oferecidas pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, realizadas pela profissional de Educação Física, e atendimentos compartilhados com os demais profissionais do NASF (fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, fonoaudiólogo).

A atividade física e a interação social possuem papel fundamental para manutenção da qualidade de vida da sociedade. O projeto Mulher Ativa passou a fazer parte da vida dessas mulheres, evoluindo o cuidado com a aparência física levando ao aumento da auto-estima, melhorando a mobilidade e flexibilidade corporal, fortalecendo as relações pessoais, auxiliando na superação dos desafios do dia-a-dia através das praticas corporais coletivas e palestras educativas da equipe NASF.

Principal

Nadia Cristina Bittencourt Silva

A prática foi aplicada em

MG

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

Montalvânia

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba