Olá,

Visitante

Puericultura: estratégias para ampliação do acompanhamento em uma UBS de Belém do Brejo Do Cruz (PB)

A atenção à saúde da criança é fundamental para o desenvolvimento saudável e constitui-se um dos campos prioritários do cuidado que deve ser prestado pelos profissionais na Atenção Primária em Saúde(APS).
Analisando os relatórios de atendimentos realizados nas unidades básicas de saúde de Belém do Brejo do Cruz notou-se o baixo número de registros de Puericultura na unidade 3 Barbara Tereza de Jesus, daí surgiu a necessidade de encontrar os desafios enfrentados pela equipe e traçar estratégias junto a eles para viabilizar a ampliação desses acompanhamentos, tendo em vista que a puericultura tem o papel de assegurar o amplo atendimento à saúde e qualidade de vida às crianças, através de ações desde o acompanhamento da saúde física, psíquica, bem como elementos de higiene e cuidados pessoais. Dessa forma a ampliação das consultas auxilia na promoção integral da saúde, pois além de tudo estabelece e fortalece um vínculo entre a equipe de saúde e a família. Mesmo diante de toda importância desse acompanhamento em muitos casos, essas consultas não são seguidas continuamente, preocupando os profissionais que trabalham direta e diretamente com as famílias.
OBJETIVO GERAL
– Relatar a experiência da implantação de estratégias para ampliação da puericultura na unidade básica de saúde Barbara Tereza de Jesus no município de Belém do Brejo Do Cruz.
Objetivos específicos
– Ampliar a cobertura de puericultura na UBS 3 Barbara Tereza de Jesus ;
– Criar um grupo educativo com as mães de crianças com idade entre zero e cinco anos no intuito de potencializar o nível de conhecimento das mesmas quanto à importância da puericultura.
Metodologia
Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de caráter descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido no contexto de uma das Unidades Básicas de Saúde do município de Belém do Brejo do Cruz.
Inicialmente realizou-se a construção de uma ferramenta de padronização do acompanhamento de puericultura, descrevendo detalhadamente cada passo desde as orientações no pré-natal até os procedimentos desenvolvidos em cada consulta, tendo por base as publicações oficias do Ministério da Saúde, como o caderno de atenção básica 33(saúde da criança: crescimento e desenvolvimento). Seguindo o desenvolvimento foi realizado uma ação de educação permanente com os profissionais da unidade, em seguida a ação foi direcionada para a criação de um grupo educativo voltado as gestantes e mães de crianças na faixa etária de 0 a 5 anos para fortalecer o conhecimento delas sobre a importância da puericultura na manutenção da saúde das crianças. Realizou-se ainda o cadastro e distribuição de calendário individual com as datas das consultas de cada criança, além de divulgação do cronograma dos dias específicos para esse atendimento pela enfermeira.

Analisando os relatórios de atendimentos realizados nas unidades básicas de saúde de Belém do Brejo do Cruz notou-se o baixo número de registros de Puericultura na unidade 3 Barbara Tereza de Jesus, daí surgiu a necessidade de encontrar os desafios enfrentados pela equipe e traçar estratégias junto a eles para viabilizar a ampliação desses acompanhamentos.

Ao passo que as ações foram sendo implantadas fomos reconhecendo que a frequencia das consultas foi ampliada. Evidenciamos ainda a satisfação das usuárias em participar das ações e esclarecer suas dúvidas. A unidade possui em seus cadastros 85 crianças na faixa etária para acompanhamento. Em 2023 a média mensal de atendimentos de puericultura foi de 02 atendimentos, desde o início das ações em janeiro de 2024 até os dias atuais essa média teve uma elevação, passando para 08 consultas mensais. Outro dado importante foi que as 85 crianças foram cadastradas e tiveram uma consulta registrada no mês de Abril de 2024, recebendo o calendário de agendamento para as consultas seguintes, para posterior avaliação. Além de realizar ações básicas como pesar, medir e examinar a criança foi de fundamental importante orientar as mães sobre ações de promoção da saúde, tais como: o incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade, após esse período, introdução da alimentação complementar após os 6 meses ; banho de sol diariamente; higiene oral e íntima; verificação da caderneta de vacinação; prevenção de acidentes em casa, dentre outros cuidados básicos de rotina.

A promoção da saúde da criança tem grande importância entre as estratégias de cuidados da atenção básica e precisa ser melhor estruturada e organizada para que sejam alcançados os resultados almejados, especialmente o de fortalecer o acompanhamento contínuo da criança nas consultas de puericultura. Os desafios foram muitos, desde a falta de conhecimento dos próprios integrantes da equipe até os responsáveis pelas crianças, porém com a mobilização e engajamento de todos foi possível iniciar mudanças significativas na realização da puericultura na referida unidade básica de saúde. Neste sentido ficou ainda evidente a importância do trabalho em equipe, a realização da educação permanente e a presença ativa do enfermeiro nas ações de puericultura, uma vez que através das informações relevantes prestadas é possível sensibilizar os pais e responsáveis e captar as crianças para o acompanhamento contínuo que se faz necessário na efetivação da consulta de puericultura.

Principal

Heloísa Marques da Silva

helo_marqs@hotmail.com

Coordenadora de atenção primária

Coautores

Heloísa Marques da Silva; Maria Jedina Andrade Santos, Erica Daiane Dantas de Paiva

A prática foi aplicada em

Belém do Brejo do Cruz

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

rua Venancio Clementino Linhares

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Heloísa Marques da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Início da Execução

01/01/2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba