Caracteriza-se microcefalia, a criança que após o nascimento apresente uma malformação congênita em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada, tendo diversas causas, como substâncias químicas e infecciosas, além de bactérias, vírus e radiação. Diante da incidência de casos de recém-nascidos portadores de microcefalia no município de Nossa Senhora da Glória e de acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde publicado no dia 08 de janeiro de 2016, foram confirmados 156 casos no estado, dentre os quais foram notificados 7 casos na Capital do Sertão. Para tanto, faz-se necessário o acompanhamento multiprofissional e interdisciplinar, proporcionado pelo Núcleo Ampliado a Saúde da Família (NASF), com escopo de minimizar as limitações e proporcionar melhoria na qualidade de vida das crianças microcefálicas, assim como realizar encaminhamentos quando for necessário e pactuação com a rede de atenção a criança.
O projeto Micro sertão tem como objetivo principal reabilitar as crianças diagnosticadas com microcefalia residentes no município de Nossa Senhora da Glória / SE.As atividades são desenvolvidas semanalmente, em uma sala multiuso situada na Clínica de Saúde da Família Maria Conceição Parteira, através da intervenção fisioterapêutica e fonoaudiologica as crianças, concomitantemente com atividades desenvolvida pelos profissionais da psicologia, nutrição, assistência social e terapia ocupacional.
O projeto micro-sertão traz aos profissionais e familiares das crianças com microcefalia, a oportunidade de um desenvolvimento motor, psicológico, nutricional e social melhor, fazendo com que proporcione uma melhor qualidade de vida e um crescimento saudável. Faz-se necessário a implementação de projetos semelhantes no âmbito da atenção básica em municípios com grandes índices para que os danos futuros sejam reduzidos.
Endereço