Olá,

Visitante

Projeto Menina do Laço de Fita: Integralidade do Cuidado na Garantia do Direito Sexual e Reprodutivo da População de Abaetetuba – Pará

o município de Abaetetuba possui um multiverso de 72 ilhas, 14 bairros e 34 localidades de ramais e estradas. E inúmeras dificuldades de acesso aos serviços de saúde, baixa cobertura de atenção básica, alta taxa de mortalidade de mulheres em idade fértil e alta incidência de gravidez na adolescência. Necessitando fortalecer o cuidado na garantia dos direitos sexuais e reprodutivos da população, como ferramenta de empoderamento social. Por isso em 2018 criou o “Projeto Menina do Laço de Fita”, sendo o mesmo aprovado pela Edital de Chamamento nº 1 de 19/09/18, instruído pela Portaria nº 2.234 que criava a “Agenda Mais Acesso, cuidado, informação e respeito a saúde das mulheres”, dando nova relevância para o município no apoiamento de responsabilidade compartilhada de cooperação técnica e financeira, para incentivar o aumento da resolutividade e promoção da equidade para garantia de autonomia e pleno exercício da sexualidade em todo o ciclo de vida da população.

Potencializar o aumento das unidades de saúde qualificadas para abordagem à saúde sexual e saúde reprodutiva dos indivíduos em todas as suas diversidades e singularidades ao logo do ciclo de vida, via processo de educação em serviço, educação em saúd o projeto se desenvolveu com a inserção da população adstrita ás UBS no processo de planejamento com formatação de fluxos e estratégias de acesso para a redução de barreiras. Realização de educação permanente em saúde para equipe de trabalho e atividades de educação em saúde com palestras, rodas de conversa, caminhadas em praças e outros. Ações de saúde com adolescentes, adultos e idosos para abordar sobre sexualidade, valorização e respeito atendimento aos adolescentes, sem a presença do responsável. Atividades na melhoria da qualidade de vida. E atividades de mobilização sobre diversidade sexual, bulling, homofobia, cidadania e cultura de paz, para adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população de rua, população LGBTI+.

Qualificação das 21 equipes de saúde para abordagem à saúde sexual e saúde reprodutiva dos indivíduos em todas as suas diversidades e singularidades ao logo do ciclo de vida. Aumento da oferta de DIU de cobre em duas UBS e no Hospital Santa Rosa pós-parto e abortamento. Pré-natal do parceiro implantando em 100% das Unidades de Saúde, além da oferta de teste rápido de gravidez, HIV e Sífilis. Aumento de 40% da cobertura vacinal de HPV e Hep B em adolescentes via PSE e Semana Saúde na Escola. E aumento em 60% da oferta de métodos contraceptivos e outros insumos para o exercício pleno da sexualidade dos indivíduos ao longo do ciclo de vida.o envolvimento das Secretarias Municipais no trabalho Intersetorial, consolidou uma proposta aberta de benefícios da prevenção de doenças, através da cultura de hábitos saudáveis e o fortalecimento dos espaços de produção de saúde, no empoderamento das mulheres na autonomia do exercício pleno dos direitos Sexuais e Reprodutivos em todos os ciclos de vida atingimos 20 estabelecimentos de saúde, utilizando o PSE, NASF, Acad. de Saúde, Prog. Saúde do Homem, do idoso, da Mulher e do Adolescente.

Principal

Kellen Da Costa Barbosa

keki.c@hotmail.com

Coautores

Laurindo Campos De Lima, Georgette Do Socorro Negrão Macedo, Alan Machado De Almeida, Maria Lucilene Ribeiro Das Chagas,

A prática foi aplicada em

Abaetetuba

Pará

Norte

Instituição

Rua José Latino Lídio Da Silva, 976. Bairro: Santa Rosa / Abaetetuba – Pará

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Maria Lucilene Ribeiro Das Chagas

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

26 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Saúde com o agente : uma formação sem ponto final.
Paraíba
Práticas
Educação e promoção de saúde às gestantes de um município no sertão paraibano
Paraíba
Práticas
Café terapêutico: um espaço de reflexão sobre saúde mental para os servidores de Umbuzeiro Paraíba
Paraíba
Práticas
No caminho da formação: o olhar sensível para intervenção no cenário do Consultório na Rua
Paraíba
Práticas
Programa saúde rural – promovendo ações e serviços de saúde para populações de áreas rurais
Paraíba
Práticas
MATERNIDADE CONSCIENTE: CONHECIMENTO INTEGRAL ÀS GESTANTES DO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS-PB
Paraíba