Olá,

Visitante

Projeto Feira de Trocas

A FEIRA DE TROCAS É UM ESPAÇO ONDE AS PESSOAS SE CONHECEM, TROCAM OBJETOS E SABERES. MUITO MAIS DO QUE UM LUGAR PARA ADQUIRIR ALGO NOVO SEM GASTAR DINHEIRO É A POSSIBILIDADE DE CONTRIBUIR PARA A ECONOMIA SOLIDÁRIA, COM BASE NA VALORIZAÇÃO DO SER HUMANO E NA QUALIDADE DE VIDA, ALÉM DA POSSIBILIDADE DE EXERCITAR OS 4R’S DO CONSUMO RESPONSÁVEL: REDUZIR, REUTILIZAR, REAPROVEITAR E RECICLAR.METODOLOGIA:A FEIRA DE TROCAS ACONTECE TODA PRIMEIRA 4ªFEIRA DO MÊS (DIA DA PESAGEM DAS CRIANÇAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA) NA ESF VILA ITAJUBÁ. A DIVULGAÇÃO É REALIZADA POR MEIO DE REDES SOCIAIS (FACEBOOK E WHATSAPP), CARTAZES E GRUPOS DA UNIDADE (CAMINHADA, ALONGAMENTO, FORRÓ, ZUMBA). TODOS OS PRODUTOS TÊM O MESMO VALOR, INDEPENDENTEMENTE DO VALOR DE MERCADO.OS PARTICIPANTES LEVAM OBJETOS EM PERFEITAS CONDIÇÕES DE USO (CDS, FILMES, LIVROS, OBJETOS DE DECORAÇÃO, ARTESANATOS, PINTURAS, DESENHOS, FOTOGRAFIAS, BRINQUEDOS, ROUPAS, BIJUTERIAS, FERRAMENTAS ETC..), MAS QUE POR ALGUMA RAZÃO NÃO LHES SERVEM MAIS OU NÃO ESTÃO SENDO UTILIZADOS. AS TROCAS SÃO REALIZADAS ENTRE OS PARTICIPANTES.

PROMOVER UM ESPAÇO DE REFLEXÃO SOBRE O CONSUMO, A TROCA DE PRODUTOS, SERVIÇOS E SABERES E ASSIM, O ACESSO DE PESSOAS MAIS CARENTES AOS PRODUTOS E SERVIÇOS GERADOS NA REGIÃO, CONTRIBUINDO PARA A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA E SOCIOAMBIENTAL.

CONSEGUIMOS OPORTUNIZAR AÇÕES E ENVOLVER OUTROS SEGMENTOS DA SOCIEDADE. O CUSTO FINANCEIRO PARA A EXECUÇÃO DO PROJETO FOI ZERO, POIS FOI TODO PLANEJADO E EXECUTADO ATRAVÉS DE DOAÇÕES.DESTACA-SE A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, USUÁRIOS E FUNCIONÁRIOS DO PSF ITAJUBÁ, PARA OS QUAIS OFERTAMOS AÇÕES DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE, ALÉM DO FORTALECIMENTO DO VÍNCULO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE E A COMUNIDADE.

Principal

Tatiana Letícia dos Santos Alves

thatylacinho@gmail.com

A prática foi aplicada em

Tocantins

Norte

Instituição

Iporá

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus / Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 fev 2020

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
PROJETO PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS – LEI LUCAS
Rio de Janeiro
Práticas
Consciência Vacinal: fortalecendo as estratégias e combatendo a desinformação para o cumprimento do calendário de vacinação de crianças no município de São Francisco-PB.
Paraíba
Práticas
Dengue: uma abordagem além do combate ao vetor nos centros de educação infantil
Rio de Janeiro
Práticas
Imunização na Zona Rural, em áreas de difícil acesso: Projeto Vacina Volante
Maranhão
Práticas
A importância da equipe multidisciplinar no tratamento e no cotidiano dos pacientes com Fibromialgia de Itatiaia-RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto “Saúde Aqui: Relato de Experiência”
Tocantins
Práticas
Projeto Viva Mais, práticas de exercícios físicos e orientações nutricionais com princípios funcionais para a melhoria de qualidade de vida no município de Ourém (PA)
Pará
Práticas
Combatente municipal – escola e comunidade livres do Aedes Aegypti
Amazonas