Olá,

Visitante

Processo de Implantação da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil como Forma de Transformação e Reorganização do Trabalho em Ubs

A Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), forma de fortalecer as ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e alimentação complementar saudável (ACS) para crianças menores de 2 anos, viabiliza o aprimoramento das competências e habilidades dos profissionais de saúde através de tutores nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). No município de Taboão da Serra a implantação iniciou em 2014 com intensificação de suas atividades em 2017. as ações visam: contribuir para a redução de práticas desestimuladoras da amamentação e da ACS, como a propaganda desenfreada de produtos que possam interferir na alimentação saudável de crianças menores de 2 anos contribuir para a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância contribuir para aumentar a prevalência de crianças amamentadas de forma exclusiva até os 6 meses de vida e estendida a 2 anos ou mais e contribuir para a melhora no perfil nutricional das crianças.

Qualificar as ações de promoção do aleitamento materno e da ACS para crianças menores de 2 anos de idade e o aprimoramento das competências e habilidades dos profissionais de saúde para a promoção do aleitamento materno e da ACS como atividade de rot Realização de oficinas para discutir a prática do aleitamento materno e a ACS no contexto da UBS e discutir sobre ações de incentivo à alimentação saudável na infância. as oficinas foram realizadas nas 13 UBS do município contando com funcionários de todos os setores (enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, psicólogos, nutricionistas, médicos, fonoaudiólogos, agentes comunitários de saúde, auxiliar de limpeza, auxiliar administrativo, farmacêuticos, dentistas) promovendo um espaço de múltiplos saberes. o conteúdo foi desenvolvido por discussões, trocas de experiências, dramatizações, sínteses e propostas de ações, utilizando-se da prática problematizadora contextualizada, considerando o conhecimento prévio e a realidade local.

Até momento foram capacitados 598 funcionários em 48 oficinas, que geraram propostas de ações, de forma que o gestor juntamente com sua equipe de trabalho desenvolva atividades de curto e longo prazo para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e ACS. as ações foram distribuídas em quatro eixos: grupos educativos educação permanente divulgação do tema e linha de cuidado. como fruto das oficinas, a Secretaria de Saúde do Município implantou o grupo de introdução alimentar para bebês de 4 meses a 1 ano nas UBS, a Linha de Cuidado da Obesidade Infantil, Ambulatório de Aleitamento Materno, ações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, treinamento específico em AM e Alimentação para profissionais de saúde e matriciamento nas UBS.A implantação da EAAB produzirá mudanças nos indicadores de aleitamento materno e ACS das crianças menores de 2 anos. Estas práticas influenciarão as condições de saúde a curto e longo prazo, reduzindo carências nutricionais, doenças crônicas não transmissíveis, excesso de peso e obesidade durante a vida. Assim, a secretaria de saúde realiza o monitoramento e incentivo deste programa como forma de qualificar o cuidado na Atenção Básica.

Principal

Vivian Cristina Reis Rocha

vicrisreisr@gmail.com

Coautores

Andréa Bianca Cotic Lino, Raquel Zaicaner,

A prática foi aplicada em

Taboão da Serra

São Paulo

Sudeste

Instituição

Pração Miguel Ortega, 115 – Parque Assunção – Taboão Da Serra – Sp Cep: 06754-910

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Raquel Zaicaner

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal