O FARMCLIN® é pioneiro na região Norte e viabilizou a implementação da consulta farmacêutica em uma unidade básica de saúde, de maneira altamente estruturada e padronizada. Atualmente é um modelo de serviço requerido por outras unidades de saúde, haja vista possuir documentos estruturados que representam uma importante ferramenta gerencial para a implantação da consulta farmacêutica.De forma geral, a consulta farmacêutica, é adjetivada um serviço clínico farmacêutico, é um encontro entre o paciente e o farmacêutico, objetivando melhores resultados relacionados com a farmacoterapia
O FARMCLIN® foi idealizado e concretizado a partir da proposta de uma dissertação de mestrado, em um contexto de atenção primária constituída por trinta e duas unidades municipais de saúde, em que nenhuma destas havia de fato a consulta farmacêutica formalmente implantada e integrando o escopo de serviços do município. A falta de norteamento organizacional e operacional motivaram a elaboração de um protocolo para a padronização da consulta farmacêutica em uma unidade básica de saúde.
Esta experiência nos sugere que é possível gerenciar a consulta farmacêutica de forma sistemática e ordenada, por intermédio da adoção de um protocolo padronizado e de instrumentos disponíveis para o cuidado farmacêutico na atenção básica. O protocolo proposto para o FARMCLIN® tem o potencial de garantir um rigor metodológico e uma maior segurança para a sua execução. Mesmo que esta seja uma atividade relativamente nova, principalmente na atenção básica, este protocolo pode diminuir muitas das limitações atuais, principalmente no que se refere à gestão dos procedimentos, aos aspectos administrativos e organizacionais, e às limitações profissionais farmacêuticos para a execução da consulta.
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