Devido ao baixo número de exames citopatológico realizados na população feminina entre 25 e 64 anos (2.453 mulheres), foi realizado um projeto na Unidade de Saúde da Família Dom Eliseu em 2012, incentivando a realização do exame. O resultado foi positivo. Foram realizados 486 exames citopatológicos do colo do útero correspondendo assim, 0,59% de exames. Esse projeto fez com que a Unidade de Saúde da Família se destacasse como a Unidade que mais realizou exames citopatológico do colo do útero em 2012 ( ficando em primeiro lugar na realização de tais exames na Atenção Básica do Município do Assú).
Havia um baixo número de exames citopatológico para a população feminina entre 25 e 64 anos. Através desse projeto os demais profissionais de saúde das unidades de Saúde da Família do município do Assú, começaram a realizar os preventivos em um horário alternativo. Também despertaram a importância de realizarem a busca ativa das mulheres alvo do rastreamento do câncer cérvico-uterino
É importante que os profissionais da Atenção Básica planejem as ações antes de realizá-las e sempre avaliem essas ações. Que o planejamento seja realizado semanalmente.
Endereço