Olá,

Visitante

Práticas integrativas em um grupo tereapêutico “equilíbrio das emoções”

O foco do presente trabalho é formar um grupo terapêutico com os pacientes acompanhados pela Equipes Multiprofissionais em Saúde Mental (AMENT), no município de Esperança/Pb, consigam controlar as suas emoções, ter o autoconhecimento e autodesenvolvimento através das práticas integrativas como a musicoterapia, terapia floral e meditação buscando encontrar a melhor maneira de solucionar e/ou enfrentar as crises de ansiedade, junto ao tratamento convencional. A escolha desses pacientes foi realizada pela psicóloga e pela assistente social que compõe a AMENT. O presente projeto iniciou-se em março de 2024.
Segundo Pahlen (1947/1965), a música é, junto à dança, uma das mais antiga das artes; como forma de expressão; é ainda mais antiga que a linguagem (MARANHÃO, 2007).. O som faz parte da vida, onde há movimento, há som.
Edward Bach, médico homeopata inglês, idealizador da terapia floral que leva o seu nome, procurou encontrar uma maneira simples e natural de fazer com que as pessoas retornassem a um nível de equilíbrio harmonioso, ao relacionar a doença com estados emocionais característicos (BACH, 2002).
O Objetivo do Projeto é desenvolver potencialidades e restaurar funções comprometidas; é recuperar aspectos dos usos terapêuticos da música, traçando paralelos com a psiquiatria e a saúde mental; promover alterações físicas, mentais e sociais, repercutindo na recuperação e resposta ao tratamento convencional; sensibilizar as equipes médicas para a musicoterapia, as suas aplicações, os seus benefícios e a pertinência da sua prática na população alvo.
Em relação a terapia floral e a meditação tem como objetivos realizar atendimento com a Terapia Floral em grupo contribuindo de forma complementar para tratar muitos sintomas de natureza não pertencentes ao corpo físico, como também, encontrar uma maneira simples e natural de fazer com que as pessoas retornassem a um nível de equilíbrio harmonioso. A meditação tem o objetivo de Reduzir a ansiedade e a depressão; a percepção do aqui e agora promovendo a Totalidade da mente e espírito.

Devido a intensidade de medicalização de psicotrópicos nos pacientes da Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental está em alta, a assistente social e a psicóloga pediu auxilio as terapeutas integrativas que compõe a equipes multiprofissionais na APS – eMulti para que os pacientes utilizem outras práticas para conseguir controlar as suas emoções através das práticas integrativas como a musicoterapia, terapia floral e meditação buscando encontrar a melhor maneira de solucionar e/ou enfrentar as crises de ansiedade, junto ao tratamento convencional.

De uma maneira geral, todas apresentaram uma melhora nas suas emoções, mesmo a intervenção terapêutica está ainda em andamento e as pacientes estarem em processo de autocura. O espaço de socialização e interação entre as pacientes, promoveu diminuição dos medos e ansiedades.

Aumentar as práticas integrativas e complementares no SUS através de incentivos financeiros aos municípios que promovam essas práticas levando a atendimentos holísticos com o objetivo de diminuir a medicalização e promover o equilíbrio e a qualidade de vida dos pacientes, buscando encontrar a melhor maneira de solucionar e/ou enfrentar as crises de ansiedade.

Principal

Ana Amélia de Almeida Macêdo

anamacedonut@gmail.com

Nutricionista

Coautores

Ana Amélia de Almeida Macêdo, Lúcia de Fátima Nunes de Morais, Polyana Emília Guimarães Bastos, Claúdia Carolina Lira de Souza Sales, Adilene Gonçalves Pereira

A prática foi aplicada em

Esperança

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Manoel Henrique, Nº 82

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ana Amélia de Almeida Macêdo

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Início da Execução

12/03/2024

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Mindfulness, uma estratégia para redução da ansiedade e manejo de peso
Rio Grande do Sul
Práticas
As PICS como ferramenta potencializadora no cuidado a saúde do trabalhador
Paraíba
Práticas
Auriculoterapia uma práticas integrativas: como alternativa complementar no tratamento da ansiedade
Paraíba
Práticas
IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR NA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE QUEIMADAS-PB
Paraíba
Práticas
A terapia comunitária integrativa como inclusão e bem-estar na terceira idade.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do Centro de Referência em MTC e Práticas Integrativas no Município de Duque de Caxias
Rio de Janeiro
Práticas
Planejamento orientativo do CTA/SAE Juara – MT, sobre protocolo de PEP às farmácias do Vale do Arinos.
Mato Grosso
Práticas
A Ozonioterapia no tratamento das doenças crônicas
Rio de Janeiro