Olá,

Visitante

Práticas Integrativas e Complementares Aplicadas aos Trabalhadores de uma Unidade Básica de Saúde: Relato de Experiência

o cuidado tem sido uma das expressões mais destacadas nas políticas de saúde e desde meados dos anos 80 intensifica-se o cuidado voltado à saúde dos trabalhadores no Brasil. Atualmente um dos desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) é conseguir que trabalhadores e gestores, nas suas práticas cotidianas, incorporem: a valorização do trabalho enquanto um dos determinantes do processo saúde-doença e a utilização de novas práticas de cuidado para assegurar o cuidado integral aos profissionais. Na presente experiência relata-se o uso de Práticas Integrativas Complementares (PIC) oficinas e dinâmicas temáticas e, atividades de promoção de saúde, voltadas para despertar novos conhecimentos sobre auto-cuidado e para provocar reflexões sobre as relações de trabalho. as ações foram desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde, Dr. Antônio Carlos Costa, município de Teresina-PI, e tiveram periodicidade mensal, voltada para um público alvo de 65 trabalhadores.

GERAL:Descrever o projeto “CuidAR-TE” desenvolvido por uma equipe de Residentes Multiprofissionais, em uma Unidade Básica de Saúde de Teresina-PI.ESPECIFICOS:Relatar o processo de planejamento participativo.Explicar a dinâmica de ações e atividades d Inicialmente realizou-se o planejamento participativo das ações a serem realizadas no território. Assim, em 04 reuniões, com a presença dos trabalhadores da UBS (serviços gerais, profissionais do serviço de arquivo médico e estatística, gerência, enfermeiro, médico, técnico de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal e agentes comunitários de saúde), fez-se o levantamento das demandas, obtendo destaque, a temática: saúde do trabalhador. Posteriormente definiu-se o método e a periodicidade das ações, tendo sido escolhido a segunda sexta-feira de cada mês, para serem trabalhadas Práticas Integrativas e Complementares, como: terapias manuais, meditação, biodança, ioga, arte e saúde, auto-tuiná e Lian Gong e musicoterapia.

Ao final de cada atividade os participantes foram convidados para avaliar o momento de cuidado, fazendo críticas e sugestões, por meio de caixa confeccionada para tal. Ainda, foram abertos momentos de fala nos quais os participantes relataram seus pontos de vista, a exemplo de relatos que, benefícios no campo do bem estar físico e mental e ainda, de relatos acerca de melhorias na qualidade de vida e no rendimento ocupacional. em geral, as opiniões valorizaram os facilitadores convidados, bem como, destacaram o fato de nunca terem participado de projetos de cuidados semelhantes. Ademais, pode-se afirmar que as sessões têm obtido o êxito esperado, dado à boa adesão dos profissionais de saúde e o permanente envolvimento destes.Percebeu-se que as ações voltadas para a saúde do trabalhador no contexto da UBS têm a capacidade de romper com a lógica restrita do combate a doenças e reiterou a relevância do cuidado integral daqueles que cuidam e não são cuidados. Ademais, este relato apresenta uma experiência exitosa que mobilizou equipes para refletir sobre estratégias para o auto-cuidado e melhoria da qualidade de vida, através da incorporação das PICs, nas suas rotinas.

Principal

Roberta Dos Santos Avelino

robertaip19@gmail.com

Coautores

Rayza Verônica Soares Carvalho, Carla Andrea Da Silva Lopes, Marilyse De Oliveira Meneses, Samira Rego Martins De Deus Leal, Vinicius Alexandre Da Silva

A prática foi aplicada em

Teresina

Piauí

Nordeste

Instituição

: Av Barão De Gurguéia Condomínio Dom Avelar Bloco 7 Apartamento 102

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Charles Carvalho Camillo Da Silveira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal