Olá,

Visitante

Práticas Integradas: a Experiência da Institucionalização do Monitoramento na Gestão em uma Região de Saúde no Estado de Pernambuco.

OBJETIVO: Apresentar a experiência da IX Gerência Regional de Saúde (IX GERES) no Estado de Pernambuco acerca da implantação do Colegiado Integrado de Atenção Básica e Vigilância em Saúde de monitoramento mensal de indicadores junto à gestão municipal. METODOLOGIA: Envolveu estimular a discussão dos indicadores monitorados entre as áreas estratégicas como alternativas para o alcance de metas estabelecidas com vistas a melhoria desses indicadores. Para Fernandes et al. (2012), a construção deste processo deve estar apoiada em um método coletivo de aprendizagem, uma vez que este potencializa a capacidade de mudança de paradigma no que se relaciona ao que pode e deve ser feito. As etapas deste processo consistiram na elaboração de um modelo de monitoramento de indicadores e na proposição de medidas estratégicas para o alcance das metas estimadas. A partir da análise dos indicadores iniciou-se o processo de formulação e implementação das reuniões integradas e o desenvolvimento de uma metodologia de monitoramento e avaliação com a finalidade de colaborar para suprir as lacunas existentes no acompanhamento dos indicadores municipais.

Trata-se de um relato de experiência onde foi utilizada uma metodologia participativa através de discussões coletivas que envolviam as coordenações de Atenção Básicae Vigilância em Saúde da IX GERES e os respectivos coordenadores dos onze municípios desta região. As etapas consistiram na elaboração de um modelo de monitoramento de indicadores e na proposição de medidas estratégicas para o alcance das metas estimadas. A partir da análise dos indicadores iniciou-se o processo de formulação e implementação das reuniões integradas com a finalidade de colaborar no acompanhamento dos indicadores municipais.

Principal

Danyella Kessea Travassos Torres de Paiva

A prática foi aplicada em

Bodocó

Pernambuco

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Danyella Kessea Travassos Torres de Paiva

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Pré Conferências Locais de Saúde: “Um Exemplo de Democracia na Saúde de Porto Velho, Rondônia.#
Rondônia
Práticas
Conferências Municipais de Saúde: Importância do Apoio Matricial no Fortalecimento do Controle Social e Espaços de Gestão.
Paraíba
Práticas
Educação Popular em Saúde: Estratégia de Gestão Participativa
Ceará
Práticas
Implantação do Conselho Gestor
Bahia
Práticas
Os Avanços do Conselho Municipal de Saúde de Macau
Rio Grande do Norte
Práticas
Participação Comunitária na Estratégia Saúde da Família do Abapã no Município de Castro – Paraná
Paraná
Práticas
Espaços de Cidadania: a Implantação das ouvidorias Municipais na 18ª Região de Saúde do Estado do Ceará
Ceará
Práticas
Redefinição da Lei Regulamentar do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria de Jetibá-Es por Meio das Rodas de Educação Permanente.
Espírito Santo
Práticas
Ouvidoria: Um Caminho para Melhoria da Gestão.
Espírito Santo