Olá,

Visitante

Práticas Integradas: a Experiência da Institucionalização do Monitoramento na Gestão em uma Região de Saúde no Estado de Pernambuco.

OBJETIVO: Apresentar a experiência da IX Gerência Regional de Saúde (IX GERES) no Estado de Pernambuco acerca da implantação do Colegiado Integrado de Atenção Básica e Vigilância em Saúde de monitoramento mensal de indicadores junto à gestão municipal. METODOLOGIA: Envolveu estimular a discussão dos indicadores monitorados entre as áreas estratégicas como alternativas para o alcance de metas estabelecidas com vistas a melhoria desses indicadores. Para Fernandes et al. (2012), a construção deste processo deve estar apoiada em um método coletivo de aprendizagem, uma vez que este potencializa a capacidade de mudança de paradigma no que se relaciona ao que pode e deve ser feito. As etapas deste processo consistiram na elaboração de um modelo de monitoramento de indicadores e na proposição de medidas estratégicas para o alcance das metas estimadas. A partir da análise dos indicadores iniciou-se o processo de formulação e implementação das reuniões integradas e o desenvolvimento de uma metodologia de monitoramento e avaliação com a finalidade de colaborar para suprir as lacunas existentes no acompanhamento dos indicadores municipais.

Trata-se de um relato de experiência onde foi utilizada uma metodologia participativa através de discussões coletivas que envolviam as coordenações de Atenção Básicae Vigilância em Saúde da IX GERES e os respectivos coordenadores dos onze municípios desta região. As etapas consistiram na elaboração de um modelo de monitoramento de indicadores e na proposição de medidas estratégicas para o alcance das metas estimadas. A partir da análise dos indicadores iniciou-se o processo de formulação e implementação das reuniões integradas com a finalidade de colaborar no acompanhamento dos indicadores municipais.

Principal

Danyella Kessea Travassos Torres de Paiva

A prática foi aplicada em

Bodocó

Pernambuco

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Danyella Kessea Travassos Torres de Paiva

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Conselho Local de Saúde no Fortalecimento do Controle Social no Município de Crato-Ce
Ceará
Práticas
Implantação de Conselho Local de Saúde em Município de Pequeno Porte Através de Redes Sociais
Minas Gerais
Práticas
A Concretização do Controle Social Através de uma Associação de Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental no Município de Silva Jardim – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Ouvidora da Saúde no Município de Lagoa da Prata – Um Espaço de Participação Efetiva, Controle Social, Mediação, Humanização e Fortalecimento da Rede.
Minas Gerais
Práticas
Ação Conjunta Entre a ouvidoria/Cms de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde Promove Trabalho Diferenciado À População de Primavera do Leste Realizando Experiencias Exitosas.
Mato Grosso
Práticas
Pesquisa de Satisfação Usuários Internados – Hospitais Federais do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Práticas
Avaliação do Impacto da Divulgação dos Serviços e Ações da Secretaria Municipal de Saúde Como Ferramenta de Prestação de Contas, Consolidação da Imagem da Instituição e Incentivo a Participação Popula
Paraná
Práticas
Ouvidoria Ativa – (Re) Aprendendo a Escutar o Usuário
Paraná
Práticas
Agenda Participativa: Contribuição para o Fortalecimento do Planejamento em Saúde de Guaraí – To.
Tocantins
Práticas
Intersetorialidade: Concepção Ampliada de Saúde nas Ações do Conselho Local de Saúde das Gramas – Castro /Pr
Paraná