O Painel de Bordo é uma ferramenta que foi disponibilizada aos gestores das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município de Fortaleza para possibilitar a medição de desempenho do processo das equipes, a partir das metas, com capacidade de programar ações de prevenção ou correção, permitindo a extração de relatórios para tomada de decisão, buscando a melhoria contínua dos resultados em saúde. É um método de coleta de dados quantitativos para posterior análise qualitativa baseada no Balanced Scorecar, modelo de gestão criado por David P. Norton, do Instituto Nolan, Norton e Company, e por Robert S. Kaplan, da Harvard Business Scholl, que utiliza a estratégia organizacional focada no desenvolvimento de objetivos de ações consideradas essenciais para a existência e atuação da organização. (KAPLAN
mortalidade materna e infantil, redução da mortalidade prematura por doenças cardiovasculares e redução da mortalidade por câncer de mama e de colo uterino.
Dentre os desafios apresentados, destaca-se a dificuldade de alguns gestores no manuseio do PE além de sub registros e registros incorretos realizados pelos profissionais das ESF durante a utilização do PE. Esse processo favoreceu a reunião sistemática dos gestores das UAPS com os profissionais das ESF para dialogar e pactuar metas, principalmente, sobre o cadastramento e acompanhamento de crianças menores de dois anos e gestantes.
Rua do Rosário, 283