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Painel de Bordo Como Ferramenta de Controle e Avaliação do Processo de Trabalho das Equipes de Saúde da Família da Coordenadoria Regional de Saúde Iv

O Painel de Bordo é uma ferramenta que foi disponibilizada aos gestores das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município de Fortaleza para possibilitar a medição de desempenho do processo das equipes, a partir das metas, com capacidade de programar ações de prevenção ou correção, permitindo a extração de relatórios para tomada de decisão, buscando a melhoria contínua dos resultados em saúde. É um método de coleta de dados quantitativos para posterior análise qualitativa baseada no Balanced Scorecar, modelo de gestão criado por David P. Norton, do Instituto Nolan, Norton e Company, e por Robert S. Kaplan, da Harvard Business Scholl, que utiliza a estratégia organizacional focada no desenvolvimento de objetivos de ações consideradas essenciais para a existência e atuação da organização. (KAPLAN

mortalidade materna e infantil, redução da mortalidade prematura por doenças cardiovasculares e redução da mortalidade por câncer de mama e de colo uterino.

Dentre os desafios apresentados, destaca-se a dificuldade de alguns gestores no manuseio do PE além de sub registros e registros incorretos realizados pelos profissionais das ESF durante a utilização do PE. Esse processo favoreceu a reunião sistemática dos gestores das UAPS com os profissionais das ESF para dialogar e pactuar metas, principalmente, sobre o cadastramento e acompanhamento de crianças menores de dois anos e gestantes.

Principal

Karol Marielly Távora Moita

karolmtmoita@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Fortaleza

Ceará

Nordeste

Rua do Rosário, 283

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Karol Marielly Távora Moita

theoucunha@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

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