O PRESENTE TRABALHO TRATA DO SERVIÇO DE OUVIDORIA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE VOLTA REDONDA, ESTADO DO RIO DE JANEIRO., IMPLANTADO DESDE 2010 COM HISTÓRIAS DE DESCONTINUIDADE E RETOMADAS DE ACOROO COM O INTERESSE E DESEJO DO GESTOR DE SAÚDE LOCAL. ATUALMENTE A EQUIPE CONTA COM APENAS 01 PROFISSIONAL E O APOIO DO GABINETE DA SECRETÁRIA DE SAÚDE, QUE ATENDE AOS USUÁRIOS DO SUS NUMA CIDADE COM APROXIMADAMENTE 280 MIL HABITANTES. O SERVIÇO ACOLHE QUEIXAS, DENÚNCIAS, ELOGIOS E SUGESTÕES RELACIONADAS AOS ATENDIMENTOS EM SAÚDE NAS 46 UBS/UBSF E 3 POLICLINICAS, DENTRE OUTROS.GARANTIR ESCUTA QUALIFICADA AOS USUÁRIOS DO MUNICÍPIO
ATENDER A INSATISFAÇÃO DO USUÁRIO COM VISTAS A MELHORAR A QUALIDADE E A CREDIBILIDADE DOS SERVIÇOS OFERTADOS
A OUVIDORIA É UM CLARO INSTRUMENTO DE ESCUTA E ACOLHIMENTO DAS DORES SENTIDAS PELOS USUÁRIOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDE, SEJA ELA FÍSICA, E EMOCIONAL. E CONSOLIDA-SE TAMBÉM COMO UM ESPAÇO DE GRATIDÃO PELO APOIO E ACOLHIMENTO RECEBIDO EM MOMENTOS DIFICEIS.O DESAFIO É QUE TODOS OS ATORES(EQUIPES E USUÁRIOS) COMPREENDAM O PAPEL DA OUVIDORIA E ENTENDAM CADA MANIFESTAÇÃO COMO UM FEEDBACK DOS ATENDIMENTOS RECEBIDOS.
RUA SAO JOAO, 35, NITEROI