Olá,

Visitante

O Encontro como Estratégia de Fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial: Conectando e Mobilizando Fluxos nos Diferentes Pontos da Atenção Básica no Vale do Jamari, Rondônia

o I Encontro Regional de Saúde Mental e Atenção Básica realizou-se em Machadinho D’ Oeste-RO, em 2018, com a parceria do Ministério Público Estadual e Secretaria de Estado da Saúde. Públicos alvos foram os profissionais da (AB) Atenção Básica, (CAPS) Centros de Atenção Psicossocial, participação da comunidade e Conselho Municipal de Saúde, dos municípios pertencentes a IV Regional de Saúde da região do Vale do Jamari. A motivação para a realização do encontro deu-se da necessidade da organização do acesso pelo nível de complexidade das necessidades individuais dos usuários, a fim de conferirmos a integralidade equitativa da (RAPS) Rede de Atenção Psicossocial. o encontro foi planejado para servir de dispositivo de contato, discussões integradas e integração de iniciativas. Após o evento, observou-se um estreitamento da RAPS, promovendo integração e resolutividade no atendimento em saúde mental.

Fortalecer as ações da RAPS no eixo da AB na região do Vale do Jamari-RO, através da elaboração de propostas de melhorias no acesso e fluxo da rede, confrontando peculiaridades dos perfis locais, mediante a realização de encontros programáticos em sa o I Encontro Regional de Saúde Mental e Atenção Básica contou com a presença de 6 (seis) municípios circunvizinhos. Foram realizadas diversas palestras, no intuito de apontar a formação da Rede de Atenção Psicossocial e o indicador de matriciamento sistemático do (CAPS) Centro de Atenção Psicossocial. Temas estes explanados pelos profissionais da Coordenação Estadual e Regional de Saúde do Estado de Rondônia. em seguida, a composição de mesas redondas e grupos mediadores, no intuito de confrontar as peculiaridades dos perfis locais dos municípios da região, através da aplicação da matriz swot (FOFA) Força, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. em seguida foram levantadas propostas de melhorias no acesso e fluxo da RAPS.

Após a realização do Encontro, foi possível observar uma maior sensibilização por parte dos participantes quanto ao acesso e fluxos da RAPS entre as diversas esferas que o compõem, ocorrendo uma diminuição significativa de encaminhamentos das Unidades Básicas de Saúde para Unidade do CAPS deste município, sendo que a relação de estreitamento (matriciamento) se tornou frequente entre as equipes, que rotineiramente vem realizando os atendimentos iniciais na UBS. Proposição de encontros anuais com a temática saúde mental nos municípios da região do Vale do Jamari, ficando estabelecido o II Encontro Regional de Saúde Mental em 2019 na cidade de Buritis-RO. Realização de protocolo para os atendimentos do CAPS a nível Regional.A realização pioneira deste evento proporcionou a esta municipalidade, bem como, aos demais participantes, a possibilidade dos debates como ferramenta de transformação da rede de atenção psicossocial. Através desse encontro, com iniciativa municipal, do Ministério Público e Secretaria de Estado da Saúde, conseguiu-se superar lacunas assistenciais e organizacionais através da articulação e integração entre os pontos de atenção da RAPS.

Principal

Luana Patricia Castor Cunha

luana.castor@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Machadinho D'Oeste

Rondônia

Norte

Instituição

Rua Eli Vieira De Freitas, 3314 -Porto Feliz - Cep 76.868-000 - Machadinho-Ro

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Fernanda Marroco

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

26 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
Humanização na prática do cateterismo vesical de demora na atenção básica.
Paraíba
Práticas
Metodologias ativas no processo de atualização de profissionais de saúde: relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar
Paraíba
Práticas
V amostra Paraíba, aqui tem SUS
Paraíba
Práticas
Autonomia reprodutiva: empoderamento de mulheres em vulnerabilidade através da inserção do DIU
Paraíba