Olá,

Visitante

Núcleo de Assistência e Pesquisa em Práticas Integrativas e Complementares:Uma Abordagem Quaternária’

ObjetivoObjetivo geral: Ofertar Práticas Integrativas e Complementares em todo município de Taiobeiras Objetivo especifico: Estimular o autocuidado por meio da melhora da percepção corporal, utilizando como recurso as Práticas Corporais Chinesas.MetodologiaA gestão municipal certamente apresentou um papel primordial na viabilidade do projeto, pois permitiu ao autor da experiência liberdade para desenvolver as ideias. Simultaneamente, ofertou suporte financeiro para o treinamento inicial, além de ter tido sensibilidade na relocação do profissional para desenvolver exclusivamente as Práticas Integrativas e Completares. O papel dos Agentes Comunitários de Saúde da área rural, foram fundamentais na estruturação dos grupos em suas comunidades.Por fim, a ideia inicial foi importantíssima, pois partiu de uma concepção pessoal de enfrentamento de problemas reais de uma Equipe de Saúde da Família, a proatividade foi o grande impulsionador das ações.

O município de Taiobeiras localiza-se no norte de Minas Gerais, sua população atual é de 33.345 habitantes. Há 06 anos percebemos muitas dificuldades em manter os acompanhamentos regulares de hipertensos e diabéticos na área rural. Apresentei o projeto sobre o custeio do curso de instrutor de Lian Gong, a gestão local que acolheu prontamente a proposta. Ao término do curso, iniciamos os trabalhos nas comunidades rurais e, após 01 ano já tínhamos 10 grupos em comunidades rurais diferentes.Percebemos que o serviço precisaria ser complementado, então começamos a realizar atendimento individuais nas próprias comunidades utilizando: acupuntura, shiatsu, auriculoterapia e aromaterapia. Fomos remanejado para trabalhar exclusivamente com PIC na academia da Saúde, expandimos os grupos para outras 6 localidades rurais e na sede do município, onde criamos mais 3 grupos de Prática Corporal Chinesa.

Transcorridos 06 anos de projeto percebemos como um recursos de baixa tecnologia como as PIC podem impactar positivamente na Promoção de Saúde, O custo da implantação das Praticas Corporais Chinesas é basicamente o treinamento de um servidor. Reiteramos o papel primordial da gestão municipal para desenvolver serviços similares. Fica a cargo do gestor local incentivar o surgimento de novas ideias referentes à temática e permitir que as mesmas encontrem livre espaço para se desenvolver.

Principal

Rui Ribeiro Chagas

A prática foi aplicada em

Rio Grande do Sul

Sul

Taiobeiras

Uma organização do tipo

N

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

emanoel.filho@fiocruz.br

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Práticas Integrativas e Complementares na Atenção em Saúde Mental: A Experiência de um Caps-Ad na Região dos Caétes
Pará
Práticas
O cuidado da saúde nos terreiros de religiões de matriz africana, do Vale do Rio do Sinos, pelo uso de plantas medicinais e litúrgicas: um patrimônio cultural e natural
Rio Grande do Sul
Práticas
Benefícios da aromaterapia na redução da medicalização no tratamento da hipertensão
Espírito Santo
Práticas
Benefícios da Terapia Floral para o Equilíbrio de Questões Emocionais
Espírito Santo
Práticas
Retomada da Prática de Yoga Como Forma de Promoção À Saúde Após o Advento da Vacinação para Covid 19
Santa Catarina
Práticas
Práticas Integrativas Como Estratégia de Ressignificação do Cuidado em Saúde
Amazonas
Práticas
Práticas Integrativas e Complementares Como Forma de Cuidado Aos Profissionais da Saúde no Município de Natividade
Rio de Janeiro
Práticas
Hipnoterapia
Santa Catarina
Práticas
Plantas Medicinais Aromáticas e Aromaterapia
Santa Catarina
Práticas
Programa Coração Saudável
Paraíba