Olá,

Visitante

Núcleo de Assistência e Pesquisa em Práticas Integrativas e Complementares:uma Abordagem Quaternária

o município de Taiobeiras localiza-se no norte de Minas Gerais, sua população atual é de 33.345 habitantes. Há 06 anos percebemos muitas dificuldades em manter os acompanhamentos regulares de hipertensos e diabéticos na área rural. Apresentei o projeto sobre o custeio do curso de instrutor de Lian Gong, a gestão local que acolheu prontamente a proposta. Ao término do curso, iniciamos os trabalhos nas comunidades rurais e, após 01 ano já tínhamos 10 grupos em comunidades rurais diferentes.Percebemos que o serviço precisaria ser complementado, então começamos a realizar atendimento individuais nas próprias comunidades utilizando: acupuntura, shiatsu, auriculoterapia e aromaterapia. Fomos remanejado para trabalhar exclusivamente com PIC na academia da Saúde, expandimos os grupos para outras 6 localidades rurais e na sede do município, onde criamos mais 3 grupos de Prática Corporal Chinesa

Objetivo geral: Ofertar Práticas Integrativas e Complementares em todo município de Taiobeiras Objetivo especifico: Estimular o autocuidado por meio da melhora da percepção corporal, utilizando como recurso as Práticas Corporais Chinesas (Ta A gestão municipal certamente apresentou um papel primordial na viabilidade do projeto, pois permitiu ao autor da experiência liberdade para desenvolver as ideias. Simultaneamente, ofertou suporte financeiro para o treinamento inicial, além de ter tido sensibilidade na relocação do profissional para desenvolver exclusivamente as Práticas Integrativas e Completares. o papel dos Agentes Comunitários de Saúde da área rural, foram fundamentais na estruturação dos grupos em suas comunidades.Por fim, a ideia inicial foi importantíssima, pois partiu de uma concepção pessoal de enfrentamento de problemas reais de uma Equipe de Saúde da Família, a proatividade foi o grande impulsionador das ações.

Certamente o resultado mais aparente é o serviço ter persistido há 06 anos de atividades regulares na área rural. Particularmente no ambiente rural a possibilidade de reunir grupos de pessoas com comorbidades similares representa uma possibilidade incrível para intervenções terapêuticas direcionadas No decorrer de anos, podemos perceber muitas melhoras de dores crônicas, muitas reduziram em muito a dor, outros amenizaram e mesmos aqueles que não conseguiram resultado acentuados nas dores, porém continuam frequentando, regularmente e como sempre relatam se sentem “leves” e a “cabeça fica boa”.Transcorridos 06 anos de projeto percebemos como um recursos de baixa tecnologia como as PIC podem impactar positivamente na Promoção de Saúde, o custo da implantação das Praticas Corporais Chinesas é basicamente o treinamento de um servidor. Reiteramos o papel primordial da gestão municipal para desenvolver serviços similares. Fica a cargo do gestor local incentivar o surgimento de novas ideias referentes à temática e permitir que as mesmas encontrem livre espaço para se desenvolver.

Principal

Rui Ribeiro Chagas

ruiribeirochagasfilho@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Taiobeiras

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

Rua Engenheiro Navarro, 102 , Rio Pardo De Minas- Mg Cep: 39530-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Eduardo Luiz Da Silva

Conta vinculada

ruiribeirochagasfilho@hotmail.com

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal
Práticas
Atenção Odontológica na Primeira Infância: Meu Primeiro Dentista
Tocantins
Práticas
Informação em Saúde Preventiva nos Meios de Comunicação
Tocantins