Olá,

Visitante

Modelo de Reabilitação a Saúde no Pós Covid 19 : Superar

Desenvolver um serviço para toda população de Campina Grande, Pb, acometida por consequências decorrentes da infecção pelo SARS-CoV-2, capaz de fornecer uma assistência multiprofissional para a reabilitação das sequelas de ordem física, respiratória e psicológica, através de uma equipe composta por médicos especializados, fisioterapeutas, psicólogos, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem e acuputuristas. Um espaço fisico anexo ao Centro de Reabilitação e Assistência a Saúde do Trabalhador (CERAST), composto por 10 salas para atendimento e um ginásio para atividades de fisioterapia. O acesso da população ao serviço se da mediante encaminhamento hospitalar, atenção básica e demanda livre. O paciente inicia o contato com o serviço através do atendimento de triagem com enfermeiros e técnicos de enfermagem, posteriormente é encaminhado para as avaliações fisioterapêuticas e psicológicas e a partir desta avaliação o plano de tratamento é traçado.

Problema central e justificativa da criação e desenvolvimento da prática diz sobre a lacuna assistencial que existia para o cuidado ás sequelas de ordem física, respiratória e psicológica que a infecção pelo SARS-CoV-2 pode gerar.

Tendo em vista a necessidade de um olhar para os efeitos pós infecção pelo vírus da pandemia do Covid-19 e as sequelas que marcam aqueles que conseguiram evoluir para melhora clínica após a fase aguda da doença, a ampliação de um serviço como o Centro de Reabilitação Pós-Covid se faz necessário. Para execução da prática é necessária uma equipe multidisciplinar composta por médicos especializados, fisioterapeutas, psicólogos, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem e acuputuristas.

Principal

Luciano Medeiros Lima

medeirosluciano@uol.com.br

A prática foi aplicada em

Campina Grande

Paraíba

Nordeste

Instituição

avenida dinamerica alves correia 102-214

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Luciano Medeiros

Conta vinculada

lumedlima@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Reorganização do Polo de oncologia de Cabo Frio
Rio de Janeiro
Práticas
Serviços Farmacêuticos na Alta Hospitalar – Projeto para Hospitais Pediátricos
Tocantins
Práticas
Voltando a respirar: reabilitação fisioterapêutica na Síndrome pós Covid-19
Paraíba
Práticas
Redução do Índice de Hospitalização a Partir da Implantação do Serviço de Atenção Domiciliar
Rio de Janeiro
Práticas
Criação da Subsecretaria de Regulação, Controle e Avaliação, Contratualização e Auditoria
Rio de Janeiro
Práticas
Cuidado Fisioterápico ao Idoso do Cordão Encarnado I para Manutenção da Funcionalidade e Qualidade de Vida Associado Aos Saberes Multidisciplinares da Atenção Básica
Paraíba
Práticas
Programa Municipal de Reabilitação Pós Covid-19Projeto Reabilitar
Paraíba
Práticas
Reavaliação Médica para Usuários Que Aguardam em Fila de Espera para Consultas e Exames Especializados, Como Ferramenta Reguladora no Município de Pinhais.
Paraná
Práticas
Implantação da Rede de Atenção e Prevenção ao Suicídio de Anastácio/Ms: uma Realidade Possível
Mato Grosso do Sul
Práticas
O Apoio do Telessaúde/Paraná na Regulação de Filas para Consultas Especializadas. Relato de Experiência do Município de Pinhais.
3 / 41234