Olá,

Visitante

Modelo de Reabilitação a Saúde no Pós Covid 19 : Superar

Desenvolver um serviço para toda população de Campina Grande, Pb, acometida por consequências decorrentes da infecção pelo SARS-CoV-2, capaz de fornecer uma assistência multiprofissional para a reabilitação das sequelas de ordem física, respiratória e psicológica, através de uma equipe composta por médicos especializados, fisioterapeutas, psicólogos, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem e acuputuristas. Um espaço fisico anexo ao Centro de Reabilitação e Assistência a Saúde do Trabalhador (CERAST), composto por 10 salas para atendimento e um ginásio para atividades de fisioterapia. O acesso da população ao serviço se da mediante encaminhamento hospitalar, atenção básica e demanda livre. O paciente inicia o contato com o serviço através do atendimento de triagem com enfermeiros e técnicos de enfermagem, posteriormente é encaminhado para as avaliações fisioterapêuticas e psicológicas e a partir desta avaliação o plano de tratamento é traçado.

Problema central e justificativa da criação e desenvolvimento da prática diz sobre a lacuna assistencial que existia para o cuidado ás sequelas de ordem física, respiratória e psicológica que a infecção pelo SARS-CoV-2 pode gerar.

Tendo em vista a necessidade de um olhar para os efeitos pós infecção pelo vírus da pandemia do Covid-19 e as sequelas que marcam aqueles que conseguiram evoluir para melhora clínica após a fase aguda da doença, a ampliação de um serviço como o Centro de Reabilitação Pós-Covid se faz necessário. Para execução da prática é necessária uma equipe multidisciplinar composta por médicos especializados, fisioterapeutas, psicólogos, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem e acuputuristas.

Principal

Luciano Medeiros Lima

medeirosluciano@uol.com.br

A prática foi aplicada em

Campina Grande

Paraíba

Nordeste

Instituição

avenida dinamerica alves correia 102-214

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Luciano Medeiros

Conta vinculada

lumedlima@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Modelo de Atenção Domiciliar para a Melhora Qualidade de Vida dos Assistidos.
Rio de Janeiro
Práticas
Preparando para a Grande Mudança” Assistência ao Usuário Candidato a Cirurgia Bariátrica: uma Vivência na Rede de Atenção Básica do Município de Juruaia/Mg
Minas Gerais
Práticas
Impacto da Telemedicina e Seu Sistema na Saúde Pública em uma Policlinica na Serra de Ibiapaba: Um Relato de Experiencia.
Ceará
Práticas
Resgatando e Acolhendo os Sorrisos Especiais: Um Novo Conceito no Atendimento odontológico dos Pacientes Neuropsicomotores no Município de Itabaiana.
Paraíba
Práticas
Transformando Sorrisos: Experiência Exitosa em Crianças Acompanhadas pela Ubsf Igaraçu em Borba/Am
Amazonas
Práticas
Educação em Saúde da Criança e Análise Epidemiológica do Perfil da Demanda Ambulatorial Atendida no Hospital Infantil Cosme e Damião (Hicd) em Porto Velho, Rondônia, Brasil.
Rondônia
Práticas
Implantação do Ambulatorio de Ulceras Vasculares e Arteriais no Municipio de Canela Rs
Rio Grande do Sul
Práticas
Estratégias para Redução do Índice de Quedas de Pacientes em uma Unidade de Internação Clínica da Rede Hospitalar Federal do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Práticas
Serviço Especializado em Saúde Bucal em Um Município de Pequeno Porte – Apiacá/Es: Ferramentas, Desafios e Iniciativas Próprias.
Espírito Santo
Práticas
Tratamento odontológico Sob Anestesia Geral para Pacientes com Deficiência no Município de Piraí: uma Trajetória pela Busca da Integralidade da Atenção.
Rio de Janeiro
2 / 41234