Olá,

Visitante

Lugar de Crise e Emergência Psiquiátrica é na Upa

Reverenciando os preceitos da Portaria 3088/2011 da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), Portaria 2488/2011 da ESF (Estratégia de Saúde da Família) e Portaria 342/2013 da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e em articulação com a inauguração da UPA, os profissionais em atuação deram início à sensibilização da rede municipal de saúde do município , sobre o acolhimento e pronto atendimento de crises e emergências psiquiátricas dos portadores de transtornos mentais e dependentes químicos em nosso território.Visando garantir e ampliar a qualidade a segurança do paciente portador de transtornos mentais do município, buscava-se sensibilizar a rede (atenção básica até o hospital regional) com um fórum em saúde mental cuja ênfase foi o acolhimento de crise e emergência psiquiátrica nos serviços de pronto atendimento.O fluxo estabelecido na rede segue uma proposta linear: os usuários identificados em situação de crise e emergência psiquiátrica nos CAPS são encaminhados à UPA, através de referência e contra referência. Assim são minimizados os entraves e preconceitos para o acolhimento dessa população, quando se pretende sua estabilização, através da contenção química para em seguida, retornar aos serviços psicossociais. A cultura do acolhimento humanizado para portadores de transtornos mentais vem sendo implantada desde então. Assim, percebemos que os profissionais dos CAPS e atenção básica absorveram a proposta baseada nos preceitos da RAPS 3088/11, consolidando o fluxo de crise e emergência psiquiátrica na UPA do município.

A cidade de Macaíba/RN está situada na região metropolitana da Grande Natal/RN, cerca de 23 km da capital. Contamos com cerca de 80 mil habitantes E Compõe a 7° região de saúde mental sua estruturação contempla o Estado do Rio Grande do Norte.Conta com 23 unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) entre a Zona Urbana e Rural, um (01) Centro de Especialidades Médicas, (02) CAPS tipo II (Centro de Atenção Psicossocial), dos quais um é especializado em transtornos mentais e esquizotípicos, e o outro CAPS II AD – tem especialização em dependência química-álcool e outras drogas. A 7° região de saúde mental ainda conta com (04) leitos de saúde mental no Hospital Regional Alfredo Mesquita, situado no município

Como conclusão, percebemos que os dados atuais demonstram o fortalecimento da rede, partindo da premissa que educação em saúde é a base para desmistificar fluxo de rede psiquiátrica e assim incluir essa população que flutuava entre serviços com baixa resposta ao tratamento psicossocial, onde historicamente éramos interdependentes do modelo manicomial para estabilizar crises e emergências psiquiátricas. Finalmente, vale destacar que esse exercício vem devolvendo dignidade, auto reconhecimento e principalmente fortalecendo o vínculo entre usuários, familiares, sociedade e os profissionais de saúde.

Principal

Luís Fernando Pires dos Santos

smsmacaiba@rn.gov.br

A prática foi aplicada em

Macaíba

Rio Grande do Norte

Nordeste

Instituição

Av. Mônica Dantas, 28

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Luís Fernando Pires dos Santos

Conta vinculada

smsmacaiba@saude.rn.gov.br

05 fev 2018

e atualizada em

12 dez 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Os Desafios de Construir Caminhos para Desistitucionalização Sem a Totalidade dos Dispositivos Substitutivos Apropriados, Considerando a Cultura Manicomial dos Atores Envolvidos.
Rio de Janeiro
Práticas
de Perto Quem é Normal? Um Diálogo Coletivo e Integrado Sobre a Saúde Mental no Município de Tanhaçu-Ba: Todos em Defesa da Luta Antimanicomial!
Bahia
Práticas
Estratégias de Prevenção e Promoção da Saúde Mental dos Usuários do SUS na Atenção Básica no Município de Patos-Pb À Luz da Campanha Janeiro Branco
Paraíba
Práticas
Cuidando do Cuidador – Apoio Psicossocial Às Equipes de Saúde da Família
Bahia
Práticas
O Serviço de Atenção À Infância e Juventude: Um olhar Multidisciplinar no Cuidado em Saúde Mental ao Público Infantojuvenil
Rio de Janeiro
Práticas
A Saúde Mental Como Campo de Atuação da Terapia Comunitária Integrativa: o Fortalecimento do Acolhimento Aos Sofrimentos no Caps.
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto João de Barro (Moradia Assistida)
Rio de Janeiro
Práticas
Matriciamento Judiciário: Articulação Setorial a Serviço da Eficiência
Rio de Janeiro
Práticas
da Medicalização À Vida no Território.
Rio de Janeiro