Olá,

Visitante

Introdução das Práticas Integrativas no Atendimento Diferenciado Noturno na Atenção Primária em Saúde de Tangará da Serra – MT

o município de Tangará da Serra deu inicio ao atendimento diferenciado noturno em uma Unidade Básica de Saúde na região Central da cidade com foco no atendimento ao trabalhador em geral que não conseguiam freqüentar uma ESF em horário comercial, durante este trabalho a equipe notou a enorme procura por atendimento relacionado às queixas musculoesqueléticas e problemas diversos relacionados ao abuso de tabaco e transtornos psicológicos como ansiedade e depressão. Com isso e aproveitando a expertise de duas enfermeiras deu-se inicio a introdução de Praticas Integrativa no manejo destes cuidados, realizando auriculoterapias, ventosateravia e aplicação do Gua sha.

Introduzir as PICS através da auriculoterapia, ventosaterapia e gua sha, em complemento ao tratamento medicamentoso aplicado pelo profissional médico, ofertando gratuitamente na rede pública e em horário adequado para os trabalhadores e população em Com equipe formada por 2 enfermeiras, 1 médico, 3 técnicos em enfermagem, 2 recepcionistas, e 1 auxiliar de serviços gerais começou a atender com agenda diferenciada das 17:00h às 21:00h de segunda a sexta-feira. A localização da Unidade de Saúde possui localização estratégica em área central. Para ter acesso à práticas integrativas, é necessário ter indicação médica, participar do grupo de tabagismo ou a busca dos serviços pelo próprio paciente.

em um levantamento realizado no ano de 2018, 715 procedimentos de práticas integrativas completares e, até o fechamento do mês de fevereiro de 2019, 171 procedimentos. A população e os profissionais de saúde aderiram os benefícios das PICS e como isso houve aumento da demanda dos serviços na Atenção Básica, na qual foram ofertadas em outras unidades do município.Ainda percebe-se a necessidade de formação para atuação na área, além de estabelecer novas estratégias de institucionalização das PIC na APS envolvem estímulo federal aos municípios, via profissionais competentes, matriciamento, educação permanente e ação governamental para sua inserção na formação profissional.

Principal

Luciléia Oliveira Rodrigues

lucileia@tangaradaserra.mt.gov.br

Coautores

Itamar Martins Bonfim, Denise Gomes Santamaria, Alexandre Pereira De Andrade

A prática foi aplicada em

Mato Grosso

Centro-Oeste

Instituição

Av Brasil Nº1485 N, Jd Europa Tangará Da Serra-Mt

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Luciléia Oliveira Rodrigues

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal