Dentre os temas abordados, tivemos: o cenário atual das políticas de prevenção para HIV/AIDS no Brasil: avanços, retrocessos e perspectivas
A Prefeitura de Iguatu, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites virais, realizou no final de 2015 o IV Fórum Municipal sobre HIV/AIDS cujo tema foi AIDS: 30 anos de luta contra a epidemia. O desafio das políticas de prevenção entre as populações-chave. O evento, que ocorre pelo quarto ano consecutivo no mês de dezembro em alusão ao Dia Mundial de Combate à AIDS, tem como objetivo a promoção do intercâmbio de conhecimentos e de experiências em relação ao HIV/AIDS e a reflexão sobre as tendências da epidemia de AIDS no município.
Apesar de contarmos com a presença de mais de 150 pessoas no evento, foi diminuta a participação de usuários que vivem com HIV/AIDS assistidos pelo Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites virais. A ausência de médico infectologista em Iguatu é uma das principais dificuldades vivenciadas pelo referido programa e tem comprometido severamente a adesão dos pacientes ao tratamento antirretroviral. É necessária a integração e a colaboração contínua de vários parceiros para o enfrentamento da epidemia pelo HIV/AIDS.Espera-se que o fórum tenha contribuído para sensibilizar os gestores e os profissionais de saúde do município da importância de buscar estratégias para controlar a epidemia do HIV/AIDS e para melhorar a qualidade de vida das pessoas que convivem com o vírus.
Rua Engenheiro Wilton Correia Lima - s/n