Objetivando o fortalecimento da capacidade gestora destes serviços, a gestão municipal decidiu descentralizar a marcação de exames e consultas especializadas, passando a realizar esse tipo de atendimento prioritariamente nas Unidades Básicas de Saúde. Para que isso fosse possível, foi necessária a informatização das unidade, bem como a colaboração de diversos setores, profissionais e trabalhadores da saúde, tais como, Coordenação de Regulação, Controle e Avaliação, diretores de Unidades Básicas de Saúde e funcionários do setor de arquivo das UBS.
O município de Craíbas tem como modelo assistencial da Atenção Básica a Estratégia Saúde da Família – ESF, e para tanto, conta com 10 equipes da ESF para atender uma população de 22.641 habitantes. Desta forma, possui uma demanda consideravelmente grande de solicitação de exames e consultas especializadas para o porte da secretaria municipal de saúde.
Este trabalho trouxe para o município de Craíbas perspectivas de qualificação dos serviços de saúde, ou seja, instigou a busca por melhorias, mesmo com problemas crônicos de acúmulo de filas de usuários, reorganizou a regulação de serviços de média complexidade, deu autonomia para as Unidades de Saúde, e mostrou que quando se tem objetivos traçados, empenho para concretizá-los, e equipe disposta a trabalhar, os resultados positivos superam as dificuldades.
Rua Pedro Gama, 122