Para melhorar o sistema de saúde em nosso país foi criado o Sistema Único de Saúde, SUS, com o objetivo de trazer um sistema mais eficaz em que as pessoas sejam atendidas de forma igualitária, universal e integral. Com a criação desse novo sistema deu-se ao cidadão o direito de ser ouvido, para isso as ouvidorias deveriam fazer esse papel, ouvir o cidadão analisar e encaminhar a demanda ao setor competente. As ouvidorias hospitalares são de relevante importância para o setor público que quer manter um serviço público de qualidade. Este recurso tem sido muito procurado pelos usuários, que sentem se acolhidos neste espaço e tem esperança de que suas pretensões recebam a devida atenção. Existem também os que têm medo de perseguição por procurarem este serviço. Vemos nos atendimentos que prestamos que o cidadão tem a necessidade em ser ouvido, a falta de informação por parte dos profissionais de saúde é sempre muito citado pelos usuários e ainda muito frequente nos serviços públicos, nos grandes hospitais, a falta de tempo é uma constante, não há tempo para se perder com pacientes ou acompanhantes, dá informações é fator irrelevante para alguns profissionais. O bom atendimento deveria ser uma regra e não uma exceção. As ouvidorias tem recebido com frequência pessoas que não tem seus problemas resolvidos porém ao entrarem para fazer a sua manifestação saem muito satisfeitas apenas por serem ouvidas e orientadas. Este setor do hospital está sendo cada vez mais procurado por usuários e profissionais de saúde. Os próprios colegas de trabalho encaminham para o serviço de Ouvidoria, pois se não há quem saiba da informação com certeza a ouvidoria há de saber, e assim recebemos muitas demandas que às vezes nem são pertinentes ao nosso serviço e encaminhamos para setor competente, pacientes que chegam com um alto nível de estresse saem agradecidos por terem sido ouvidos e orientados. É preciso um olhar diferenciado para este setor e estes profissionais que muitas vezes não recebem a devida atenção. Demandas que são encaminhadas e não voltam, respostas com letras ilegíveis, informações que não são repassadas para as ouvidorias, o que dificulta muitas vezes a informação ao usuário, local inadequado para um bom atendimento atrapalha o ouvidor que deve prestar ao cidadão um serviço de qualidade. Para ser um ouvidor na saúde tem que ser uma pessoa com aptidão para desempenhar o cargo, pois não é só saber ouvir mais também ter um olhar diferenciado está disposto a enfrentar com sabedoria os conflitos e particularidades que aparecem a cada atendimento. Resultados Uma ouvidoria para ter um bom desempenho precisa ser bem estruturada e ter ouvidores capacitados e remunerados, pois o incentivo financeiro conta muito para uma melhor valorização. Mesmo sem todos terem esse privilégio as ouvidorias tem contado com pessoas que desenvolvem o papel de ouvidor com muita dedicação e afinco o que faz com que as ouvidorias mesmo diante das dificuldades desempenhem com louvor seu trabalho. O ouvidor tem sua importância tanto quanto qualquer cargo de gestão pois é o que desempenha. A ouvidoria como ferramenta de gestão precisa de uma atenção especial no serviço público. Cobrar mais a quem compete, respeito e valorização com este serviço para que ouvidoria desempenhe esse importante trabalho na gestão pública cada vez melhor.
O SUS é com certeza o melhor e mais adequado modelo de saúde para a população brasileira e a ouvidoria uma instrumento muito importante para proporcionar um atendimento de qualidade à população. Justificativa: Mostrar a real importância das ouvidorias hospitalares e dos ouvidores e o quanto se faz necessário maior e melhor investimentos neste setor que trabalha a favor da saúde pública. Objetivos: Realizar uma reflexão quanto a importância e dificuldades enfrentadas pelas Ouvidorias Hospitalares no Sistema Único de Saúde
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