Olá,

Visitante

Implantação do Núcleo de Educação Permanente na Secretaria Municipal de Saúde de Exu-Pe

Este trabalho teve como objetivo a criação de um Núcleo de Educação Permanente em Saúde e a implantação do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde no município de Exu-PE, à partir do ano de 2015, adotado pela gestão municipal com a finalidade de melhorar o processo de trabalho através da reflexão das práticas de serviço dos profissionais de saúde e a identificação e definição de ações educativas, além da qualificação da atenção e da gestão por meio da formação e do desenvolvimento dos trabalhadores.

A Educação Permanente em Saúde é usada como uma ferramenta do processo educativo aplicado ao trabalho que busca mudanças nas relações, nos processos de trabalho e nos atos de saúde e das pessoas. A educação permanente é uma política de governo implantada no Sistema Único de Saúde que tem como objetivo modificar as práticas de saúde e trazer transformações na formação dos profissionais da área.

Dentre a aplicação da proposta, foi proposto o fortalecimento do controle social, a reorganização do Sistema Único de Saúde no âmbito municipal, a inserção dos usuários e trabalhadores como protagonistas do processo de trabalho e a produção de impactos na saúde coletiva e individual da população. Considera-se como desafios o compromisso político do gestor o descrédito dos atores envolvidos no processo para a implantação de um núcleo de educação permanente visto que o mesmo trará um novo olhar aos trabalhadores e uma mudança no seu processo de trabalho.

Principal

Fernando Antonio Parente de Melo

zedbaia@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Exu

Pernambuco

Nordeste

Instituição

RUA JOAQUIM ULISSES, S/N

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Fernando Antonio Parente de Melo

Conta vinculada

03 mar 2020

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Objeto de Aprendizagem Sobre o Calendário Vacinal de Pessoas Vivendo com Hiv/Aids para Profissionais de Saúde
Rio Grande do Sul
Práticas
Telemedicina: o Telediagnóstico de Espirometria Como Estratégia de Fortalecimento da A.P.S.
Rio de Janeiro