Este trabalho teve como objetivo a criação de um Núcleo de Educação Permanente em Saúde e a implantação do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde no município de Exu-PE, à partir do ano de 2015, adotado pela gestão municipal com a finalidade de melhorar o processo de trabalho através da reflexão das práticas de serviço dos profissionais de saúde e a identificação e definição de ações educativas, além da qualificação da atenção e da gestão por meio da formação e do desenvolvimento dos trabalhadores.
A Educação Permanente em Saúde é usada como uma ferramenta do processo educativo aplicado ao trabalho que busca mudanças nas relações, nos processos de trabalho e nos atos de saúde e das pessoas. A educação permanente é uma política de governo implantada no Sistema Único de Saúde que tem como objetivo modificar as práticas de saúde e trazer transformações na formação dos profissionais da área.
Dentre a aplicação da proposta, foi proposto o fortalecimento do controle social, a reorganização do Sistema Único de Saúde no âmbito municipal, a inserção dos usuários e trabalhadores como protagonistas do processo de trabalho e a produção de impactos na saúde coletiva e individual da população. Considera-se como desafios o compromisso político do gestor o descrédito dos atores envolvidos no processo para a implantação de um núcleo de educação permanente visto que o mesmo trará um novo olhar aos trabalhadores e uma mudança no seu processo de trabalho.
RUA JOAQUIM ULISSES, S/N