Olá,

Visitante

Implantação da Rede de Atenção Psicossocial na Região de Saúde de Sobral-Ceará: Tecendo Conceitos, Cuidado e Solidariedade em Saúde Mental

Introdução: Com a mudança de paradigmas nos modelos de atenção à saúde no Brasil, a partir da implantação do SUS,foi possível refletir sobre os serviços de saúde, ampliando os conceitos e as práticas de cuidado junto aos usuários da saúde mental. Buscando acompanhar essas mudanças surge a rede de atenção psicossocial, como novo modelo de cuidado.Tal movimento está sendo instigado pela Regional de Saúde de Sobral (CRES), composto por 24 municípios, e cujas evidências apontam um índice significativo de pessoas com transtorno mental em decorrência do uso e abuso de álcool, crack e outras drogas.Para isto,dialoga-se neste trabalho com os seguintes teóricos: Mendes(2011),Amarante(2001)ePitta(1998).Objetivo:Analisar o percurso de criação da rede de atenção psicossocial na região de Sobral, ressaltando os processos de pactuação da gestão.Metodologia: Este estudo é qualitativo, com orientação analítico-descritiva. Utilizou-se como técnica de coleta de dados à observação durante as reuniões da comissão intergestora regional, as visitas técnicas aos CAPS e a participação na I Jornada de Políticas Públicas sobre Drogas. Ao todo, foram três reuniões da CIR e sete CAPS visitados. A interpretação dos dados seguiu o método da análise de conteúdo, aliada à pesquisa bibliográfica.

Analisar o percurso de criação da rede de atenção psicossocial na região de Sobral, ressaltando os processos de pactuação da gestão.

Na implantação da rede de atenção psicossocial há a necessidade de mobilização dos diversos setores sociais para tecerem uma rede de cuidado solidária.

Principal

Adriana Melo de Farias

A prática foi aplicada em

Sobral

Ceará

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Adriana Melo de Farias

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Cuidando do Cuidador – Apoio Psicossocial Às Equipes de Saúde da Família
Bahia
Práticas
O Serviço de Atenção À Infância e Juventude: Um olhar Multidisciplinar no Cuidado em Saúde Mental ao Público Infantojuvenil
Rio de Janeiro
Práticas
A Saúde Mental Como Campo de Atuação da Terapia Comunitária Integrativa: o Fortalecimento do Acolhimento Aos Sofrimentos no Caps.
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto João de Barro (Moradia Assistida)
Rio de Janeiro
Práticas
Matriciamento Judiciário: Articulação Setorial a Serviço da Eficiência
Rio de Janeiro
Práticas
Clave de Sois: a música enquanto recurso rerapêutico.
Santa Catarina
Práticas
da Medicalização À Vida no Território.
Rio de Janeiro
Práticas
Fechamento da Clivapa – Desinstitucionalização dos Pacientes
Rio de Janeiro
Práticas
Saúde Mental na Atenção Básica: Um Novo olhar Sobre os Encaminhamentos para Consultas Psiquiátricas
São Paulo