- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Ana Amélia Machado Duarte
- 03 maio 2024
A rede está organizada em três pilares: prevenção, atenção e posvenção. Na prevenção organizamos capacitações para profissionais da saúde, daassistência social, educação e segurança pública instrumentalizando-os naidentificação e manejo dos pacientes. Além disso atuamos dentro das escolas,através do PSE, desenvolvendo ações com alunos a partir do 9º ano do ensino fundamental, abordando a temática da saúde mental, suicídio e plano de vida, uma vez que esta é a maior demanda de pacientes. Organizamos, também, o Encontro de Saúde Mental e já aconteceram 6 edições, mais dois Seminários Sul-mato-grossense de Prevenção do Suicídio. Na atenção, a estrutura dos atendimentos é dívida nas modalidades domiciliar,individual e em grupo, realizado pelos profissionais da psicologia, serviço sociale psiquiatria. Para o atendimento psicológico contamos com uma equipe de 02profissionais que são responsáveis por toda a demanda de pacientes bem como os familiares e rede social, caso haja necessidade.
A Rede de Atenção e Prevenção ao Suicídio de Anastácio (MS) foi desenvolvida em 2017, haja vista os altos índices de tentativas de suicídio naregião de Aquidauana e Anastácio. Em maio de 2017, após um suicídioconsumado a gestão solicitou que a equipe técnica desenvolvesse um projetoque intervisse nessa demanda. A rede iniciou com o foco em atuar naprevenção, na atenção e na posvenção dos casos identificados na rede deatenção à saúde e rede intersetorial. Primeiramente foi necessário priorizar aestruturação da equipe de saúde mental que contava com apenas umprofissional de psicologia. Com isso, focando na estruturação do serviço desaúde mental podemos começar a estruturar o que seria a nossa rede, que temcomo diferencial a estruturação de uma equipe e um fluxograma que passa serreferência para todos os casos identificados e acolhidos. Envolver toda a Rede de atenção à saúde (APS, atenção especializada, urgência e emergência), a redeintersetorial (assistência social, educação, segurança pública entre outros) e acomunidade é a base para que a rede tenha êxito e consiga alcançar osobjetivos, utilizando-se de todos os campos, principalmente a escola, através do Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvendo ações com o público de maior demanda da rede, os adolescentes.
A rede tem sido importante para reduzir o número de tentativas de suicídio, pois o atendimento acontece no período de ideação, comprovado pelos dados,que é nossa maior demanda é de pacientes, ratificando o objetivo de ofereceratendimento e reduzir as tentativas de suicídio. Além disso, o fato de vincularmosa rede com as demais políticas públicas favorece o acesso de pacientes aoserviço. No âmbito da saúde percebemos que houve uma mudança significativano acolhimento, tanto que dos pacientes de 2021, 35% vieram dos ESFs, indicando a identificação e encaminhamento ao serviço especializado e outros21% dos hospitais o que garante a continuidade do atendimento. Temos alcançado visibilidade com a comunidade por conta das ações e, aos poucos,vamos reduzindo o tabu que envolve o suicídio e as pessoas sentem-se mais àvontade para procurar ajuda. A publicidade com os encontros e seminárioscoloca a população e profissionais de Anastácio em contato com o conhecimentotécnico que possibilita a desmitificação do tema. O trabalho da rede é resultado de uma gestão que entende a saúde mentalcomo importante e investe recursos próprios para que o serviço aconteça e omaior resultado deste trabalho é a promulgação da lei que a regulamenta.
Centro, Cáceres - MT, 78200-000
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO