Olá,

Visitante

Impactos e Desafios do Processo de Especialização em Urgências e Emergências do Estado do Ceará

O treinamento possibilita ao profissional uma abordagem problematizadora crítica das formas de profilaxia, atendimento pré-hospitalar e intra-hospitalar. Isto porquê em muitas situações de urgência e emergência se faz necessário atendimento imediato e qualificado. Tal realidade justifica a atualização profissional de forma a prevenir falhas no atendimento e diminuir a morbi-mortalidade relacionada à imperícia.Objetivo: Capacitar 4000(quatro mil) profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências-SAMU 192 e pré-hospitalar fixo, em todos os municípios do Estado do Ceará, preparando-os para reconhecer e prestar os primeiros atendimentos nas situações de urgência e emergência da rede de serviços, principalmente voltado para intervenções na Copa do Mundo de 2014. Descrição:Na primeira fase serão capacitados os facilitadores(médicos e enfermeiros) no total de 200. Já na segunda fase, com a atuação dos facilitadores especializados serão treinados os demais profissionais: auxiliares, técnicos, recepcionistas, maqueiros, socorristas e TARMs. Os encontros presenciais contam com atividades teóricas e treinamentos práticos. As atividades teóricas incluem aulas, discussão de casos e atividades de grupo, divididas nos módulos de Introdução ao Serviço do SAMU, Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado. No treinamento prático, foram projetados exercícios de simulações que possam contribuir para a aprendizagem e/ou aprimoramento de habilidades de procedimentos. Para tal, são utilizados simuladores (manequins) e equipamentos de resgate e salvamento. Resultados: Na primeira fase do curso contamos com um total de 160 alunos, futuros facilitadores. Com a conclusão do curso teremos uma rede de profissionais altamente qualificada para intervenções na área de Urgência e Emergência capazes de reduzir o número de óbitos evitáveis, sequelas ou agravos posteriores.

A Secretaria da Saúde através do Núcleo de Atenção às Urgências e em parceria com Superintendência de Apoio as Redes e a Escola de Saúde Pública, realizam o projeto de Capacitação em Urgência e Emergência para profissionais da rede SUS que atuam em urgência no Estado do Ceará.

Principal

Juliana Brito Cavalcante

A prática foi aplicada em

Fortaleza

Ceará

Nordeste

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Juliana Brito Cavalcante

ideiasus@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Oficina de Culinária Afeto e Sabor
Paraíba
Práticas
Aproximando a Comunidade com a Gestão da Atenção Primária em Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Gestão Estratégica e Participativa no SUS: Implantando Novas Instâncias Deliberativas no Município Paulo Jacinto – Al
Alagoas
Práticas
Visita Domiciliar ao Usuário do SUS com Demanda Judicial
Ceará
Práticas
Importância da Conferência Municipal de Saúde para o Fortalecimento da Participação da Comunidade na Defesa do SUS.
Paraíba
Práticas
Participação Popular na Estratégia Saúde da Família em Petrópolis-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Roda de Conversa com As Famílias: Cuidando de Quem Cuida
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação de Colegiado Gestor nas Unidades de Saude da Família de Japeri-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Controle Social e Saúde do Trabalhador: a Experiência Regional do Conselho Gestor do Cerest- Pólo Duque de Caxias – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
A Experiência do 1º Curso de Capacitação para Conselheiros de Saúde e Membros das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador (Cists) Sobre a Temática da Saúde do Trabalhador do Cerest- Pólo Duqu
Rio de Janeiro