Introdução: O Programa de Inclusão Digital &ndash PID vem como ferramenta de fortalecimento, qualificação para garantir a eficiência de atuação no acompanhamento fiscalização e definição das Políticas para o avanço do SUS estruturação e aprimoramento e efetivação do controle social nas Políticas de Saúde e para a consolidação do modelo de gestão participativa no SUS. O processo de acompanhamento, monitoramento e fortalecimento da implantação do Programa, no âmbito Estadual precisa ser materializado, e como estratégia para essa materialização foram instituídos os Grupos de Trabalhos Estaduais. 2) Justificativa: Com o propósito de cumprir com o seu papel de comunicar e informar, como ferramenta de fortalecimento do controle social e contribuir como facilitador do processo de implantação do PID no Estado, o GT PID/PARÁ vem agindo estrategicamente como interlocutor junto aos conselhos municipais e suas respectivas gestões municipais, acompanhando, Monitorando o Fortalecimento da Implantação do Programa de Inclusão Digital no âmbito do Estado do Pará, por meio de três ações específicas que vão garantir a transparência, a legalidade, a legitimidade e a valorização do controle social quando da execução dessas atividades: 3) Objetivo Específico: ü Acompanhar, monitorar, apoiar e contribuir como facilitador do processo de Implantação do PID no Estado ü Conscientizar Gestores Municipais e Conselheiros da importância do PID no Conselho de Saúde para a efetivação do controle social 4) Metodologia: Ações e estratégias de Execução: Descrição Sucinta ü AÇÃO 1 – Acompanhamento, Monitoramento e Fortalecimento do Programa de Inclusão Digital: Realização de visita itinerante nos Conselhos Municipais de Saúde com foco na certificação da infraestrutura adequada ao seu pleno funcionamento. AÇÃO 2 – Capacitar Conselheiros Estaduais e Municipais de Saúde, quanto aos aspectos de informática básica, sistemas de informação em saúde e navegação por espaços virtuais de interesse para a gestão e o controle social Realização de Rodas de Conversa com gestores e conselheiros municipais quanto à importância do Programa para o fortalecimento do controle social como processo formador, educador e comunicador do controle social Realizar Palestra com o propósito de conscientizar gestores e conselheiros de saúde sobre a importância da implantação do PID e Confeccionar Material Educativo e Informativo &ndash INFORME PID &ndash &ldquo Alô! Controle Social&rdquo . AÇÃO 3 &ndash Realizar o recadastramento dos CMS no SIACS para atualização do Sistema de Acompanhamento dos Conselhos de Saúde do Pará comunicar os municípios e sensibilizar os Gestores Municipais sobre a necessidade do preenchimento dos dados no novo sistema, auxiliando os municípios no preenchimento do novo Sistema, quer seja in loco, quer seja por mala direta.
Acompanhar, monitorar, apoiar e contribuir como facilitador do processo de Implantação do PID no Estado
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