Olá,

Visitante

Grupo Vida Saudável-Auriculoterapia, Atividades Físicas e Reeducação Alimentar no Combate Á obesidade em São Salvador do Tocantins.

Foi implementado em São Salvador do Tocantins o Programa Vida Saudável, no qual se utilizou as técnicas da Auriculoterapia, reeducação alimentar e práticas corporais. O projeto envolv e os profissionais das equipes de NASF e Academia de Saúde. O sucesso do programa se deve a procura pela população que tem sentido os resultados no processo de emagrecimento e mudanças de hábitos. A iniciativa começou em novembro de 2017 e o grupo foi motivado a mudar seu estilo de vida, adquirindo bons hábitos e vivendo com qualidade.

A cidade de São Salvador do Tocantins é um município do Norte brasileiro com pouco mais de três mil habitantes. Apesar de viver o ritmo pacato das pequenas cidades, apresenta um perfil epidemiológico não muito diferente dos grandes centros quando o assunto são doenças e agravos advindos do sobrepeso da sua população. Com o objetivo de promover a reeducação alimentar entre os moradores, melhorar a qualidade de vida e disseminar a prática de atividades físicas, profissionais de saúde decidiram criar um projeto para incentivá-los a emagrecer de maneira saudável. nas primeiras avaliações as participantes do projeto fizeram queixas acerca da dificuldade de lidar com a compulsão alimentar. Ou seja, elas estavam empenhadas em fazer os exercícios físicos, mas, ainda assim, não conseguiam perder peso. Alguns problemas identificados:Obesidade

O projeto instiga as pessoa a mudar os hábitos alimentares e praticar atividade físicas regulares. A partir desse trabalho e possivel melhorar siginificativamente o elo entre comunidade e as ações de saúde desenvolvidas no município com os resultados alcançados. Isso permite melhorar as diretrizes do SUS e oportunizar maior acesso aos usuários.

Principal

Elysanya Tavares Bezerra

zania_6@hotmail.com

A prática foi aplicada em

RJ

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

São Salvador do Tocantins

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Elysanya Tavares Bezerra

Conta vinculada

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Meditação Como Pratica Integrativa e Complementar em Saúde Aos Estudantes da Ufj. Projeto de Pesquisa e Extensão
Goiás
Práticas
Protocolo de Retirada Gradual dos Inibidores da Bomba de Prótons (Omeprazol) Através do Uso de Maytenus Ilicifolia M. Ex R. (Espinheira-Santa)
Santa Catarina
Práticas
Registro de Espécies Medicinais do Horto Medicinal do Programa Farmácia Viva no Site Splink.Org Como Garantia de Qualidade e Rastreabilidade, São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Processo de Instituição da Lei Nº4064 de 08 de Maio de 2019 Que Cria o Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Município de São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics): Referência em Práticas Integrativas no SUS de São Bento do Sul, Sc.
Amazonas
Práticas
Estruturação do Laboratório de Produção de Droga Vegetal do Programa Farmácia Viva de São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Impacto da Lei Municipal de Práticas Integrativas e Complementares no Número de Atendimentos com Pics em São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
A Terapia Comunitária Integrativa no Enfrentamento À Pandemia: uma Rede on-Line de Apoio Solidário.
Rio de Janeiro
Práticas
Fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Municipio de Guarulhos: Danças Circulares Como Estrátegia de Promoção À Saude.
Práticas
Lian Gong (Série Anterior) – Esf Moinhos Promovendo Saúde!
Rio Grande do Sul