A Ginástica Laboral tem como característica principal as atividades preventivas e terapêuticas realizadas no ambiente de trabalho com a finalidade da redução de lesões (LER e DORT) e ainda a queda no desempenho no ambiente laboral.A sua eficácia já é comprovada cientificamente, atuando na prevenção e controle de rigidez muscular, desconfortos e outras disfunções. Além dos benefícios físicos a Ginástica Laboral propicia momentos de interação entre a equipe de trabalho o que favorece a redução do estresse, estimula a relação interpessoal e também repercute na produtividade do colaborador.A prática da mesma precisa ser realizada de forma regular, instruída por um profissional habilitado e capacitado e em um ambiente apropriado. A Ginástica Laboral dispensa o uso de equipamentos para a realização das atividades, porém, estes podem ser utilizados para contribuir na melhor qualidade do atendimento, sendo alguns equipamentos sugeridos: bolas, bastões, obstáculos e até mesmo cadeiras e colchonetes. Em um estudo recente realizado pelo Ministério da Saúde relacionado a prática da Ginástica Laboral obteve como resultado: Um aumento de 2 a 5% na produtividade, redução de 20 a 25% nos acidentes ocupacionais, diminuição no número de demissões de 10 a 15%.Para que o objetivo da Ginástica Laboral seja alcançado é necessário atentar-se em alguns pontos como: duração, intensidade, tipo de atividade e a frequência que a mesma é realizada.
O índice de disfunções músculo esqueléticas, depressão e o estresse têm aumentado consideravelmente nos últimos anos, gerando gastos com saúde e previdência tanto na iniciativa privada como pública. Diante disso, há a necessidade da busca de alternativas que combatam tais disfunções e enfatizem um tratamento conservador, evitando o uso descontrolado de fármacos e os afastamentos ocupacionais.Com os avanços das pesquisas na área da saúde, a eficiência da Ginástica Laboral vem sendo comprovada, bem como sua prática cada vez mais implantada por instituições, empresas e órgãos públicos.
Recomendo o uso da prática em grupos na UBS, fortalecendo o vínculo entre profissionais, possibilitando uma melhor qualidade no trabalho desempenhado.
Santa Terezinha do Progresso