Olá,

Visitante

Fortalecimento da União dos Idosos da Comunidade Barro Vermelho da Estratégia de Saúde da Família – Angico Branco, do Município de Joaquim Pires

A Estratégia Saúde da Família (ESF)- Angico Branco sentiu a necessidade de fazer um trabalho voltado para a saúde do idoso, buscando qualidade de vida para esta população crescente. Esbarramos em empecilhos na comunidade Barro Vermelho (BV), pois está incrustada no limite dos municípios de Joaquim Pires e Murici dos Portelas, ficando distante das sedes. Acrescenta-se a isto o fato de não existir barreira geográfica entre estes municípios, gerando uma dúvida na região (ora dos usuários, ora de funcionários) à respeito de pertencimento, e mais a baixa escolaridade dos idosos, o horário de atendimento na comunidade, a resistência dos idosos tanto ao uso contínuo da medicação quanto as instruções dos profissionais. À luz da Universalidade do SUS e do artigo 196 da Constituição Federal/88 a ESF Angico Branco resolveu abraçar a comunidade BV. o projeto exitoso foi executado de Dezembro de 2018 à Março de 2019 e deverá ser expandido as demais localidades.

GERAL: Proporcionar aos idosos amplo acesso as políticas do SUS. ESPECIFICOS: • Acolher os idosos da comunidade independente do seu município de origem • Facilitar horário de atendimento com a disponibilidade da comunidade • Aumentar o número de id A Equipe da ESF Angico Branco utilizou o calendário do PSE, para iniciar atividades lúdicas na comunidade, nestas tardes tivemos o acompanhamento antropométrico, pressórico e glicêmico, bem como palestras e rodas de conversas, onde todos eram ouvidos e, a pedido da comunidade, terminávamos com o forró. Utilizamos a ficha e-SUS para quantificar a produção da atividade coletiva, os cartões do HIPERDIA e os prontuários dos pacientes para anotação dos dados antropométricos, pressóricos e glicêmicos. Contamos com toda equipe como recurso humano. o registro de imagem foi feito pelos próprios profissionais e guardados em banco de dados da equipe. Tivemos um estudo descritivo do caso exitoso desta estratégia.

Os resultados foram surpreendentes, a demanda de atendimento quintuplicou, antes uma pequena parcela da comunidade buscava atendimento com a equipe. No programa HIPERDIA, tivemos um aumento de 50% no número de idosos normoglicêmicos e normopressóricos. o horário de atendimento no turno vespertino ajudou bastante no aumento da demanda, pois no turno matutino os idosos não queriam abrir mão das pequenas tarefas que realizavam. Os momentos de lazer e descontração dos idosos também fizeram com que melhorassem seu ciclo sono/vigília, com um horário de repouso noturno mais satisfatório, diminuindo a procura por medicação de receituário especial, como os benzodiazepínicos, por exemplo.A ação serviu de instrumento de acesso dos idosos da comunidade BV as políticas do SUS. Servindo de modelo para implementação de igual serviço nas outras micro áreas e posteriormente e demais ESF´s do município. as orientações serviram para que o público alvo fizesse uso da medicação adequadamente, aumentando os números pressóricos e glicêmicos normais. Os momentos de lazer e descontração melhoraram o ciclo do sono, proporcionando momentos de alegria e vínculo entre os idosos e profissionais.

Principal

Antonio Francisco Alves De Araújo Junior

emannoely@gmail.com

Coautores

Gicélia Maria De Sales

A prática foi aplicada em

Joaquim Pires

Piauí

Nordeste

Instituição

Rua Compositor Mário Lago, 6455, Ladeira Do Uruguai, Teresina - Pi

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Maria Do Socorro Machado De Sousa

Conta vinculada

corrinha-machado07@hotmail.com

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal
Práticas
Atenção Odontológica na Primeira Infância: Meu Primeiro Dentista
Tocantins
Práticas
Informação em Saúde Preventiva nos Meios de Comunicação
Tocantins