Olá,

Visitante

Fortalecendo Parcerias para Comemorar o Dia Mundial da Saúde e da Atividade Física

Finalidade da experiência

A Atenção Básica do município dos Palmares conta com dezoito Equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que corresponde a 100% de cobertura da população, dois NASF e um Polo de Academia da Saúde e outro Polo de Academia da Saúde em Construção. Há três anos o Polo de Academia da Saúde do município vem funcionando e cada vez mais a procura para realizar atividades físicas vem aumentando, principalmente pelas divulgações que constantemente ocorrem no município via equipes da ESF e do NASF, além do rádio, televisão e mídias sociais sobre o novo paradigma da saúde pública onde destaca os temas de qualidade de vida e promoção à saúde, como importantes. Visando reforçar estas ações, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação da Academia da Saúde, realizou ação alusiva da saúde e da atividade física, no Polo existente. Para isto contamos com a parceria das equipes da ESF, Saúde da Mulher e NASF no desenvolvimento das atividades para promoção da saúde e divulgação do dia mundial da saúde e da atividade física.

Este projeto poderá ser utilizado em outras datas comemorativas da saúde e nos alertou sobre a importância de realizar ações mais pontuais, principalmente no tocante ao índice de massa corporal alterado que foi identificado por 73% dos participantes. A coordenação do Polo Academia da Saúde irá criar o projeto de controle da obesidade, contando com a participação dos profissionais do NASF e equipes da ESF, para ampliar a quantidade de cidadãos acompanhados. Esta experiência alertou aos profissionais sobre a importância de desenvolver novos projetos, contando com um número maior de profissionais por meio de parcerias estabelecidas, além de realizar a conscientização sobre a importância da prática do exercício físico regularmente, aliado a uma alimentação saudável, o que previne sobrepeso e a obesidade, trazendo benefícios para a saúde mental e emocional melhorando o sistema cardiorrespiratório, fortalecendo o coração, ossos e músculos, sendo indicada para qualquer idade.

Principal

Maria Yranusa Cavalcante

louise.moreira.reis@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Palmares

Pernambuco

Nordeste

Instituição

Rua Dom Expedito Lopes, nº:211 – São José.

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Maria Yranusa Cavalcante

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba
Práticas
Projeto Hidrovida: a utilização de terapia aquática como forma de tratamento para idosos com doenças osteomusculares.
Paraíba
Práticas
Assistência multiprofissional aos portadores de hipertensão e diabetes mellitus de uma UBS de Belém do Brejo do Cruz – PB: relato de experiencia
Paraíba