Olá,

Visitante

Fisioterapia Chegando A que m Precisa nas Comunidades de Itaparica-Ba

Itaparica é um município baiano, localizado na Baía de Todos os Santos, com aproximadamente 20 mil habitantes, próximo a Capital baiana e importante pólo turístico. De junho de 2018 a setembro de 2018, a Secretaria Municipal de Saúde informou que cerca de 1.500 pacientes foram atendidos pelo programa de Atenção Básica, com necessidades diversas. Dentre as necessidades, os atendimentos fisioterapêuticos, com alterações motoras e reabilitação, foram os mais procurados pela população local, formando um alista de espera de 216 pacientes sem previsão para este atendimento. Diante da demanda, foi criada em setembro de 2018 a Coordenação da Fisioterapia Municipal e formada uma equipe com 07 profissionais da área para atender a população. Justifica-se a nova modalidade em atendimento da fisioterapia do município citado, nos Postos de Saúde, em virtude da enorme demanda de atendimentos fisioterapêuticos na lista de espera em toda Itaparica.

Atender todos os pacientes do município de Itaparica-BAnas Unidades de Saúde da Família, com necessidade de tratamento fisioterapêutico em reabilitação e alterações motoras, com o devido encaminhamento de médico especializado. Os métodos e instrumentos utilizados nesta pesquisa foram estudo de caso e pesquisa com revisão de documentos, a partir de dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Itaparica e nos Postos de Saúde. Foram realizadas reuniões para formar equipe, estabelecer funções e locais de atuação de cada profissional, inicialmente com vistas a atender a demanda da lista de espera (216) para atendimento fisioterapêutico e ampliar o número de vagas para atender novos pacientes. A equipe formada com 07 fisioterapeutas, onde 02 profissionais foram designados para o Programa Melhor em Casa, na atenção Domiciliar e 05 fisioterapeutas para atenderem nos 09 Postos de Saúde do município. em seis meses de implantação do projeto foram atendidos, em méd

em seis meses de implantação do Projeto: FISIOTERAPIA CHEGANDo A QUEM PRECISA NAS COMUNIDADES DE ITAPARICA a população de Itaparica buscou nos Postos de Saúde o agendamento para reabilitação com fisioterapia e foi possível atender a lista de espera com 216 pacientes, além de zerar essa fila, após 90 dias de projeto, foram abertas novas vagas por causa dos pacientes que receberam alta médica. Cada fisioterapeuta atendeu em média 70 pacientes de setembro de 2018 a fevereiro de 2019, somando uma média de 420 atendimentos realizados.De acordo com o que foi vivenciado, o Fisioterapeuta pode e deve atuar em outros campos de trabalho, além de clínicas e hospitais. Esta proposta de inserir o Fisioterapeuta no PSF qualifica não apenas o trabalho na saúde, como também melhora a qualidade de vida das pessoas envolvidas nesse projeto, especialmente dos pacientes com dificuldades de acessibilidade, o que é comum em quem precisa desse tipo atendimento.

Principal

Sidneia Juvencio De Melo Souza Santos

sidneiajuvencio@hotmail.com

Coautores

Eliana Assis De Oliveira, Stela Santos Souza,

A prática foi aplicada em

Itaparica

Bahia

Nordeste

Instituição

Rua Getulio Vargas, Misericordia, Nº 12, Itaparica - Ba

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Stela Santos Souza

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal