Olá,

Visitante

Estratégia Inovadora de Gestão Compartilhada na Implantação das Práticas Integrativas e Complementares ao SUS no Município de Braço do Norte Santa Catarina

APRESENTAÇÃO/INTRODUÇÃO/JUSTIFICATIVA : 1000 CARACTERES INTRODUÇÃO: o município de Braço do Norte, localizado ao sul do Estado de Santa Catarina vive questões complexas e não consegue contratualizar os prestadores de serviços pelo valor estabelecido, tendo que complementar com recursos próprios. Esta situação obriga os gestores municipais a buscarem alternativas para garantir a assistência integral para população. Neste sentido, foi visto que as Práticas Integrativas e Complementares (PICS) podem ser complemento viável para o sistema local de saúde. Diante disso, a secretária de saúde realiza parceria com o Conselho Municipal de Saúde e ONG Associação pela Vida em Harmonia (AVHA), e nasce à estratégia chamada de “UMA AÇÃo A TRÊS MÃOS”. Com o sucesso da parceria, a Secretária de Saúde disponibilizou uma casa e um convênio valor de repasse financeiro mínimo para manutenção dos serviços. Deste movimento surge o CESPI – Centro de Educação em Saúde Práticas integrativas.

incorporar e implementar as PICs no SUS, na perspectiva da prevenção de agravos e da promoção e recuperação da saúde, com ênfase na atenção básica, voltada para o cuidado continuado, humanizado e integral em saúde. Estimular as ações referentes ao se o CESPI se trata de estratégia inovadora de gestão compartilhada implantada em final de 2017. É coordenado por enfermeira cedida pelo Estado, um servidor de serviço geral e um técnico cedido pelo munícipio, os demais membros da equipe são todos voluntários, que são em 150. Os serviços ofertados são: curso para profissionais da saúde, curso de fitoterapias, curso de ReikiReiki Tai Chi Chuan massagem terapêutica auriculoterapia ventosaterapia acupuntura constelação familiar yoga e grupos de mulheres. o custo não ultrapassa o valor de R$ 2000,00 à R$3000,00 reais/mensal para atender média de 400 pessoas por mês.

A estratégia mobilizou 150 voluntários e incita construção de novos projetos. Possibilitou forte parceria entre comunidade e o serviço público. E assim, o movimento cria elo entre quem deseja doar seu serviço e quem deseja receber e entendemos que devemos compartilhar com todos os municípios do Brasil que encontra se na mesma situação de insuficiência de recursos financeiros e sobrecarga. Esse projeto tem caráter multiplicador, pois deseja-se multiplicar ações que poderão garantir ou permitir a continuidade/ampliação da iniciativa, podemos garantir que sim, a experiência pode ser facilmente replicada por outros municípios e o custo é praticamente autossustentável.as PICS expressam o desejo de mostrar que é possível implementar outras práticas de saúde. o que move as pessoas envolvidas no projeto é o impulso de participar ativamente de um processo capaz de mostrar que são possíveis outras formas de aprender, praticar e cuidar da saúde, de si e dos outros. o movimento que trabalha pela ampliação das práticas integrativas e complementares no município brota da aspiração de abandonar a passividade para inventar novos espaços e promover sáude.

Principal

Eliane Cristina Martins

cristinamrtinsbn@gmail.com

Coautores

Jandira Mirian Wganer Rogério

A prática foi aplicada em

Braço do Norte

Santa Catarina

Sul

Instituição

Rua Anita Garibaldi Bairro São Francisco Cep 887500.000 Braço Do Norte Sc

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Sérgio Fernando Domingo Arent

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A Horticultura Como Recurso de Reabilitação Psicossocial dos Pacientes do Capsad de Ponta Grossa
Rio Grande do Sul
Práticas
Vigilância da Febre Amarela: Monotoramento Rápido da Cobertura Vacinal Contra Febre no Município de Rio Claro-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Vigilância das Síndromes Febris Agudas
Práticas
A Redução da Mortalidade Infantil no Município de Guarujá-Sp
São Paulo
Práticas
Promovendo e Fazendo a Saúde do Homem no Território
Tocantins
Práticas
Elaboração Coletiva de Um Guia Prático de Diluição de Medicamento Intravenoso Adulto
Rio de Janeiro
Práticas
Experiências no Enfrentamento da Febre Amarela no Município de Valença em 2018, os Desafios Ante Principais Peculiaridades do Município, Problemas e Desafios da Gestão Local de Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
“Implementação do Programa Seja Bem Vindo – Visita Aberta no Hospital de Pronto Socorro Canoas”
Rio Grande do Sul
Práticas
Ressignificação do processo de adolescer
Minas Gerais